Pensando em abrir uma franquia de posto de combustível? Confira 5 dicas de sucesso!
Abrir uma franquia de posto de combustível pode ser um bom negócio. Afinal, postos de gasolina fazem parte do grupo de necessidades básicas da população, já que para se locomoverem com seus veículos existe a necessidade de abastecer. Junto a isso, o modelo de franquias é algo que ganhou um grande espaço no Brasil pela sua facilidade em iniciar um novo negócio.
Quando existe um modelo de operação que já foi testado e funciona muito bem com o suporte da franqueadora, engatar um novo projeto se torna muito mais simples.
Mas não basta só contar com um bom modelo: o sucesso do negócio depende também do franqueado! Afinal, a gestão do posto ficará por sua conta!
No post de hoje, mostraremos 5 dicas para ter sucesso com uma franquia de posto de combustível. Boa leitura!
1. Tenha uma gestão financeira eficiente
Ter uma boa gestão financeira é imprescindível para qualquer negócio, e com uma franquia de posto de combustível não é diferente.
É preciso se atentar ao fato de que geralmente as franquias possuem despesas extras quando comparadas a outros tipos de negócio. Um exemplo dessas despesas é o pagamento de royalties pelo uso da marca.
Por isso, é importante controlar os gastos e levar em conta todas as despesas fixas — e também se preparar para as que são variáveis, para não ter nenhuma surpresa no final do mês.
Portanto, nessa hora, é de extrema importância contar com um sistema de gestão. Ele vai te ajudar a organizar e visualizar de maneira mais simples os números e índices do seu negócio. Na hora de escolher um software para o seu posto, não se esqueça de verificar se ele conta com tecnologia em nuvem, este é um ponto importante para levar mais mobilidade e segurança para a sua gestão.
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2. Faça um bom planejamento
O sucesso de uma franquia de posto de combustível também depende de um bom planejamento. Afinal, é preciso estar preparado para o futuro!
Por isso, é indicado que seja feito um estudo de mercado para conseguir entender como conduzir sua operação com maestria e se atentar a possíveis tendências que apareçam no futuro.
Feito esse estudo, será possível elaborar objetivos, metas e ações para consolidar tudo isso em um planejamento. Por isso, a importância do planejamento estratégico! Ele vai te ajudar a nortear os passos para alcançar as suas metas. Tudo de acordo com os objetivos traçados para diferentes períodos – curto, médio ou longo prazo.
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3. Alinhe-se com o franqueador
Uma das grandes vantagens do modelo de franquia é todo o suporte que o franqueador oferece para seus franqueados.
Afinal, você não estará comprando somente a marca: todo o know-how e conhecimento de mercado que a franquia possui é adquirido nesse processo.
Por isso, busque estar sempre alinhado com o seu franqueador e solicite qualquer suporte que achar necessário. Juntos, vocês têm uma chance maior de alcançar o sucesso.
4. Atente-se para a contratação de funcionários
Essa é uma ação que faz toda a diferença para o sucesso de uma franquia de posto de combustível. É preciso investir na contratação de colaboradores qualificados para suas respectivas funções.
Além de saber contratar bem, é preciso saber lidar com essas pessoas. Se necessário, procure se capacitar com cursos de gestão de pessoas para conseguir manter a equipe motivada e tirar o maior proveito dela.
Invista também em treinamentos para os funcionários, eles vão se sentir valorizados! O aperfeiçoamento da equipe é uma ótima forma de motivar a todos, por isso, faça treinamentos constantes.
Palestras, cursos, workshops e outros tipos de treinamentos, por exemplo, mostram o quanto a sua empresa se preocupa em manter todos atualizados. Invista em treinamentos variados, desde o atendimento ao público, as novidades do setor e até mesmo como cuidar das finanças pessoais, por exemplo.
5. Esteja com o estoque em dia
Imagine o quão constrangedor será se um cliente chegar no posto e for informado que não há combustível para abastecer o seu carro!?
Para evitar isso, mantenha uma atenção especial para o seu estoque e suas reservas de combustível. Portanto, para prever a demanda veja o histórico de vendas e se baseie nas demandas reais e previstas do seu negócio.
Além disso, é importante entender o consumo de combustível no seu posto. A gasolina, por exemplo, é mais consumida que o etanol, logo o estoque da gasolina deverá ser maior que o de etanol. Lembrando que o combustível só poderá ser armazenado em um local adequado e de acordo com as diretrizes.
Lembre-se que, em muitas vezes, o cliente precisará abastecer seu veículo urgentemente e, se você não puder ajudá-lo, ele irá buscar a concorrência. Este é um grande erro na hora da busca por atrair clientes, então tenha cuidado!
6. Conte com um sistema de gestão
E claro, conte com um sistema de gestão para o bom funcionamento do seu negócio. Ele é peça importante para você manter todo o seu posto saudável. Softwares, como o webPosto, possuem integração com todas as bandeiras franquiadas do país. Além disso, a ferramenta é a mais completa do mercado, otimizando rotinas da pista à conveniência.
Com ele você consegue acessar informações em tempo real, de onde estiver, trocar preços pelo aplicativo, gerenciar o seu estoque e contar com uma gestão financeira completa e totalmente simplificada.
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