5 dicas para traçar metas para o ano novo e garantir o sucesso do seu posto
Mais um ano chegando e com ele novas oportunidades. Para quem é dono de um posto de combustível é importante traçar as metas para o ano seguinte e, assim, garantir o sucesso do negócio. Negligenciar o planejamento é perigoso e pode colocar o seu negócio atrás da concorrência.
Contudo, não basta apenas fazer ‘mais do mesmo’. É preciso entender as nuances do cenário político-econômico e ficar de olho em tendências tecnológicas para poder, finalmente, montar as melhores estratégias. Para te ajudar nessa jornada, listamos abaixo 5 dicas para traçar as metas de 2023 do seu posto de combustível e garantir sucesso.
1. Analise os resultados do ano anterior
Comece fazendo um bom balanço. Quais foram as melhores oportunidades comerciais durante este ano? Onde os gastos oneraram um resultado ainda mais positivo nas contas do posto? Em que setores pode se extrair mais produtividade? O que deu certo e errado como um todo?
A partir dessas respostas fica mais fácil traçar uma meta que seja clara e que possa ser atingida. Lembre-se que as projeções são sempre baseadas nos resultados de períodos anteriores e, ao corrigir problemas e maximizar os acertos, seu negócio irá atingir o sucesso em 2023.
2. Acompanhe o mercado
Para traçar uma meta realista no ano que chega, é preciso entender como está o comportamento do mercado. Isso permite antever as oportunidades em relação à concorrência e, assim, traçar ótimas estratégias comerciais.
Um bom exemplo é acompanhar os canais oficiais, como a ANP e a Minaspetro. Por lá é possível ficar de olho em notícias sobre oscilações de preços do nosso setor, novidades na área e até novas regra e eventos.
3. Invista na tecnologia
Estamos chegando em 2023 e ainda há postos de combustíveis que não contam com o que a tecnologia tem a oferecer. Sistemas gerenciais, de automação, emissores de notas fiscais na bomba e relacionamento digital são alguns dos principais recursos.
Para começar o próximo ano com o pé direto, invista na tecnologia – pois, como sabemos, deixar isso para ‘amanhã ou depois’, pode fazer com que a concorrência, que adota recursos tecnológicos, abocanhe sua fatia de mercado.
Fique de olho em tendências, como os aplicativos de gestão, pdvs móveis e até autoatendimentos.
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4. Crie campanhas e parcerias
Ao traçar as metas de 2023 do seu posto, analise quais são as campanhas e parcerias que podem ser utilizadas ao longo do ano. Aproveitar datas festivas, como o Dia das Mães, dos Pais, Natal, Black Friday, por exemplo. Elas podem permitir um ótimo resultado nos períodos.
Também defina como meta o número de parceiros – sejam eles para o combustível ou a própria conveniência –, aumentando sua atuação de mercado. Caso não tenha, programas de fidelidade são uma ótima opção; se já possui, defina como meta a ampliação da carteira de clientes.
5. Comece agora
O grande problema de muitos gestores de postos de combustíveis é não traçar as metas no tempo devido. Isso traz um problema de gerenciamento posterior: caso você adentre 2023 e ainda não tenha metas traçadas, talvez não consiga fazer isso em tempo hábil.
Novamente a tecnologia pode ser uma poderosa aliada, mostrando tudo que mostramos até agora: contratos com parceiros, resultados por períodos, dinamismo do mercado. Ao chegar com uma meta traçada e definida em 2023, será mais fácil direcionar as ações junto a equipe e aos resultados obtidos.
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