Como a loja de conveniência pode se tornar uma estratégia para o meu posto de combustível

Quem possui um posto de gasolina deve pensar em todos os detalhes para maximizar seus ganhos – da infraestrutura aos serviços que oferece. Desse modo, a loja de conveniência pode se tornar uma estratégia para o negócio. Ampliando assim, a margem de lucro e gerando satisfação nos clientes que chegam até a sua empresa.
É fato que a maior fatia financeira dos postos vem do combustível. Mas, com a correria do dia a dia, criar ações estratégicas permite um aumento no fluxo de clientes e no crescimento da saída de itens da sua loja.
Algumas estratégias podem diferenciar o seu negócio das demais. Quer saber como? Então continue a leitura!
A fidelização
Uma estratégia que pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio é o de fidelização. Oferecer descontos e promoções em itens da loja através de litros abastecidos no seu posto de gasolina podem fazer a diferença.
Abaixo listamos 4 motivos para você implantar essa estratégia. Vamos a eles?
- NÚMERO 1 – Os clientes vão priorizar o seu posto de combustível. Isso porque, diferente de outros locais, você oferece condições exclusivas na sua conveniência e, abastecer no seu posto, é mais vantajoso para eles.
- NÚMERO 2 – Quanto maior o fluxo de abastecimento, mais pessoas vão passar na sua loja. Ou seja: a fidelização no combustível fomenta a venda de outros produtos disponíveis e o fluxo de clientes na conveniência.
- NÚMERO 3 – Com um cadastro simples e um sistema que centralize as informações através da fidelização, é possível utilizar de estratégias voltadas ao CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e criar ações específicas para o seu público.
Pensando estrategicamente e conhecendo seu público-alvo, é mais fácil oferecer produtos de maneira assertiva.
A estratégia da geladeira
Pense nos dois estabelecimentos que mais vendem bebidas frias no formato varejo. Com certeza os supermercados e as distribuidoras foram as que pintaram na sua cabeça, certo? Pois tenha certeza de uma coisa: logo após esses estabelecimentos específicos, os postos de gasolinas são os principais locais para a compra de bebidas frias e gelo.
E é justamente pensando nas geladeiras e refrigeradores que pensamos na conveniência como parte estratégica do seu posto de combustível. Produtos desse gênero, em muitos casos, podem representar quase um terço do faturamento da loja – principalmente por quem passa para abastecer e já aproveita para comprar a cervejinha da hora do jogo ou uma água ou refrigerante para matar a sede.
Além disso, ao comprarem uma caixa de cerveja e gelo, por exemplo, os clientes ainda podem consumir cigarros, pacotes de salgadinhos, doces e outros ‘complementos’ para viagem.
Por isso, é importante pensar estrategicamente em geladeiras que chamem a atenção do seu público. Portanto, preços especiais que permitam a saída dos produtos e promoções que tornem seu posto de gasolina referência são boas estratégias.
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Ações para todos
A estratégia para o posto de combustível através da loja de conveniências que dá certo é aquela voltada para todos os públicos. Por isso, diversifique as opções: evite apenas produtos automotivos ou, como citado acima, bebidas e gelo. Lembre-se que crianças, por exemplo, também vão passar por lá.
Não se esqueça também de investir em produtos diferenciados. Nesse sentido, uma ótima pedida é focar justamente no público infantil, que sempre passa por lá com os pais ou responsáveis. Balas, chocolates, sorvetes, biscoitos, etc, são uma ótima opção! Principalmente aqueles mais diferentes ou importados, que não são encontrados com muita facilidade em mercados. Esses são considerados produtos de impulso, a margem de lucro deles é enorme e pode chegar a 300%, portanto uma ótima pedida para a sua loja.
É importante que, ao analisar o espaço disponível, você tenha uma variedade de opções para que, até mesmo quem não vai abastecer, tenha o seu posto de combustível como referência em loja de conveniências. Assim, ações para todos os tipos de público podem se tornar um diferencial. E não se esqueça: pratique preços adequados aos utilizados na região do seu negócio.
BÔNUS! Forneça um atendimento diferenciado
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