Política de Privacidade
1. Apresentação
A QUALITY AUTOMAÇÃO é uma das principais referências em sistemas de gestão e automação de postos de combustíveis no Brasil. Fundada em 2008, está presente em todas as regiões do país, com sede em Vila Velha, Espírito Santo.
A empresa sabe que, para ser vista como confiável e justa, é importante que todos os colaboradores compartilhem os mesmos princípios éticos. Isso ajuda a manter a unidade da organização.
Este Código de Conduta e Ética mostra os valores e princípios da QUALITY e tem como objetivo fortalecer a cultura organizacional, promovendo respeito, garantindo comportamentos éticos no ambiente de trabalho e incentivando os colaboradores a seguirem esses princípios sempre.
2. Missão, visão e valores
Missão
Desenvolver soluções para postos de combustíveis e conveniências, gerando eficiência na gestão do negócio. Buscamos atender as necessidades de nossos clientes com tecnologia, inovação, qualidade e confiabilidade.
Visão
Ter a melhor solução para gerenciamento de postos de combustível e lojas de conveniência do mercado e estar presente de forma marcante em todo território nacional.
Valores
- Transparência;
- Sinergia;
- Parceria
- Respeito;
- Reciprocidade;
- Confiança.
Os valores da empresa estão sustentados em quatro importantes pilares:
2.1 Identidade
Buscamos sempre os melhores resultados, garantindo o crescimento e a continuidade do nosso negócio.
Valorizamos a comunicação aberta e receptiva. Incentivamos a troca livre de ideias, sugestões e opiniões, promovendo um diálogo construtivo, positivo e respeitoso.
Apreciamos o que fazemos e, ao compartilhar alegria, fortalecemos o senso de equipe e motivação.
2.2 Atendimento
Nos esforçamos para superar as expectativas dos nossos clientes e valorizamos cada um deles, trabalhando para conquistar sua confiança e preferência.
Adotamos uma abordagem proativa, estando sempre disponíveis. Queremos que sua experiência seja não apenas satisfatória, mas memorável. Nos comprometemos a responder todas as perguntas e resolver todos os problemas, buscando sempre a excelência no atendimento.
Praticamos a empatia, nos colocando no lugar dos nossos clientes. Este compromisso fortalece nossos laços e reforça a confiança mútua.
2.3 Tecnologia & Inovação
Valorizamos a inovação e a tecnologia, sabendo que são essenciais para nosso progresso. Trabalhamos juntos como uma equipe unida, respeitando e admirando cada colega.
A disciplina é fundamental em nosso trabalho. Nos comprometemos a realizar nossas tarefas com eficiência, entendendo que consistência é crucial para alcançar nossos objetivos.
Buscamos a excelência em todos os serviços, pois sabemos que a qualidade é a base da nossa reputação.
2.4 Trabalho em equipe
Nos guiamos pelo exemplo, sempre cumprindo o que prometemos e agindo de acordo com nossas palavras.
Acreditamos que problemas individuais são desafios de todos. Trabalhamos juntos para o sucesso mútuo, criando uma cultura de apoio e colaboração onde cada membro é valorizado.
Nossa gestão é objetiva e baseada em fatos, metas e indicadores claros. Tomamos decisões informadas e transparentes para alcançar nossos objetivos.
Valorizamos as pessoas pelo que fazem, reconhecendo e celebrando suas contribuições. Este reconhecimento motiva e fortalece o senso de pertencimento e orgulho.
3. Aderência e legislação aplicável
Todos os membros da equipe, colaboradores e parceiros da empresa devem seguir a legislação vigente no país e as orientações deste Código. Essa conformidade é essencial para garantir o alinhamento com as normas e políticas da QUALITY.
4. Diretrizes
Todos os colaboradores da empresa devem seguir estas diretrizes gerais em sua atuação:
- Responsabilidade pessoal por suas ações;
- Honestidade, respeito, boa-fé e profissionalismo nos relacionamentos;
- Lealdade, sinceridade e transparência com colegas, clientes e parceiros;
- Cuidado com sua honra, imagem e reputação.
4.1. Responsabilidade social e sustentável
Buscamos a preservação do meio ambiente e promovemos o consumo sustentável.
Incentivamos nossos colaboradores a adotarem práticas ecologicamente corretas e socialmente responsáveis, como reduzir o uso de água, papel e copos plásticos.
Valorizamos o uso consciente dos recursos e nos esforçamos para ser cidadãos sustentáveis, ajudando a tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
4.2. Saúde e segurança
É importante manter o ambiente de trabalho limpo, organizado, seguro e produtivo. Todos os colaboradores devem garantir que seus locais de trabalho estejam limpos e conservados, seguindo princípios básicos de higiene.
Para garantir um ambiente seguro, não permitimos que os colaboradores estejam sob o efeito de álcool, drogas ilícitas ou portem armas, a menos que seja necessário para suas funções.
Cada colaborador é responsável por relatar imediatamente qualquer condição insegura ou situação que possa colocar em risco a vida de alguém.
4.3. Confidencialidade e sigilo profissional
Preservar o sigilo é fundamental para proteger os dados e informações dos clientes. Todos os colaboradores têm a responsabilidade de manter o sigilo e proteger as informações confidenciais que têm acesso. Elas incluem documentos, dados e fatos fornecidos pelos clientes.
O sigilo também se aplica às informações obtidas durante vendas ou contratações, ou relacionadas aos clientes, colaboradores ou empresa.
As informações confidenciais dos clientes só podem ser compartilhadas com a autorização deles. Já as informações das empresas, como dados de clientes e colaboradores, só podem ser divulgadas com a autorização da Alta Administração.
Os colaboradores devem manter a confidencialidade durante todo o período de trabalho e mesmo após o desligamento, sob pena de indenização por danos causados pela divulgação das informações.
4.4. Informações privilegiadas e confidenciais
Para proteger nossas marcas, todas as interações com a imprensa ou qualquer divulgação sobre assuntos comerciais, técnicos ou financeiros devem ser previamente autorizadas pela Diretoria.
Isso inclui temas como faturamento, operações societárias, novos produtos, correspondências governamentais, mudanças de controle, falências, litígios, clientes, fornecedores e prestadores de serviços.
Em caso de abertura de capital (IPO), é proibida a divulgação de informações que possam afetar o preço das ações. Também é proibido o uso pessoal ou a transferência de tecnologias, metodologias, estratégias e know-how obtidos no trabalho.
Apenas colaboradores autorizados podem dar entrevistas ou prestar esclarecimentos à mídia em nome da empresa. Recomendamos não divulgar informações sobre a empresa, especialmente em redes sociais.
Essa obrigação de manter a confidencialidade permanece mesmo após o término do vínculo com a empresa.
4.5. Segurança da informação
O uso de softwares não autorizados nos dispositivos fornecidos pela empresa é estritamente proibido.
Não toleramos qualquer ato de pedofilia ou pornografia. Os recursos de TI não devem ser usados para baixar, copiar, armazenar ou distribuir material pornográfico, ofensivo, difamatório, obsceno, discriminatório ou que não esteja relacionado ao trabalho.
A tecnologia da QUALITY não deve ser usada para baixar, copiar, armazenar, criar, transmitir ou distribuir materiais que violem direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual. Se um colaborador receber esse tipo de material, deve relatar ao Comitê de Compliance.
O acesso à internet, telefone, e-mails, software, hardware e outros bens da QUALITY deve ser restrito às atividades profissionais, conforme as políticas da empresa.
Conceder acesso aos sistemas da empresa para terceiros é proibido.
Ao usar o e-mail corporativo, o colaborador deve preservar a imagem e segurança da organização, evitando uso impróprio ou particular e não divulgando informações confidenciais.
Compartilhar senhas de acesso aos sistemas internos é proibido, pois as senhas são pessoais e intransferíveis. As transações no sistema são registradas e associadas à senha do usuário, que será responsabilizado por irregularidades.
Todos os colaboradores e parceiros devem manter em sigilo todas as informações confidenciais e pessoais para evitar a quebra de sigilo e proteção de dados.
4.6. Leis e regulamentações
Esperamos que todos os colaboradores sigam os procedimentos corporativos com o mesmo cuidado e diligência que usariam em assuntos pessoais. A conduta deve ser honesta e digna, em conformidade com as leis e padrões éticos da sociedade.
Todos devem agir de maneira transparente e em conformidade com as leis, estatutos, diretrizes e normas, sempre respeitando este Código de Conduta.
A QUALITY e suas controladas não apoiam nenhum tipo de crime e investigarão todas as suspeitas de fraude, furto, roubo ou qualquer outro ato ilícito.
Informamos todos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709/18, e que todos devem respeitar as normas relacionadas ao tratamento de dados pessoais.
Devemos cumprir rigorosamente as leis anticorrupção brasileiras, incluindo a Lei nº 12.846/2013 ("Lei Anticorrupção"). Isso inclui proteger os dados da empresa, parceiros e clientes e ser transparentes nas interações com órgãos públicos.
Nenhum colaborador pode fazer pagamentos ou oferecer vantagens a funcionários públicos ou autoridades para agilizar serviços ou ações. Seguimos uma política de tolerância zero contra corrupção e esperamos que todos os colaboradores estejam atentos e reportem quaisquer preocupações ao Comitê de Ética.
A Quality e suas controladas comprometem-se a cumprir todas as leis e regulamentações, buscando apoio jurídico quando necessário
4.6.1 Lei geral de proteção de dados
Todos os colaboradores e parceiros conhecem a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e se comprometem a segui-la.
Eles também devem respeitar os princípios e normas relacionadas à coleta e tratamento de dados estabelecidos no art. 2º da lei.
4.6.2 Política anticorrupção
A Quality repudia atos de corrupção em suas relações e nas relações de seus clientes com agentes públicos. É proibido obter vantagens em relações com clientes e fornecedores.
A empresa segue a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) e adota um sistema de Gestão de Compliance para garantir o cumprimento dessas diretrizes por colaboradores, clientes e fornecedores.
Todos devem garantir que os clientes não pratiquem atos de corrupção ou suborno, seja com agentes públicos ou privados. Algumas condutas que não são esperadas incluem:
- Usar influência indevida em benefício próprio ou do cliente.
- Vincular seu nome a empreendimentos suspeitos.
- Participar de práticas contra a ética, moral, honestidade e dignidade.
- Atuar perante autoridades com as quais tenham vínculos negociais ou familiares.
4.7. Proteção ao patrimônio
Todos os colaboradores são responsáveis por preservar o patrimônio da Quality. Esses ativos devem ser usados de maneira eficiente e nunca para fins pessoais. Alguns exemplos de ativos do grupo incluem:
- Informações e direitos de propriedade intelectual, incluindo resultados de trabalho individual.
- Conhecimento e dados técnicos.
- Informações e resultados financeiros e contábeis.
- Oportunidades de negócios.
- Pesquisas, produtos, marcas, patentes, invenções, aprimoramentos, emblemas e siglas.
- Expressões de propaganda, criações literárias, artísticas ou científicas.
- Sistemas, programas de computador originais ou derivados, circuitos integrados (layouts ou chips) e outras criações intelectuais.
- Equipamentos, veículos, computadores, softwares, instalações da empresa e estoque.
4.8. Propriedade intelectual
A QUALITY, sendo uma empresa de Tecnologia da Informação, foca no desenvolvimento de programas, recursos e soluções virtuais. Todos os colaboradores devem respeitar a legislação sobre propriedade industrial, especialmente a Lei nº 9.279/96.
Todas as invenções e patentes desenvolvidas ou registradas durante o contrato de trabalho, ou posteriormente usando recursos da empresa, pertencerão exclusivamente à QUALITY, conforme o art. 88 da Lei nº 9.276/96.
Isso inclui invenções ou patentes desenvolvidas nas instalações da empresa, fora delas durante o expediente, ou utilizando recursos da empresa (hardware, software, rede de dados móveis, assinaturas virtuais, e-mails, etc.), conforme o art. 91 da Lei nº 9.279/96. Também abrange descobertas feitas por meio do trabalho ou participação em qualquer meio, virtual ou não, em nome da empresa.
É proibido apagar, destruir ou compartilhar com terceiros as informações obtidas, bem como armazená-las ou utilizá-las em dispositivos e equipamentos pessoais.
Os colaboradores devem respeitar a propriedade intelectual e os direitos de uso da QUALITY em cursos, projetos, programas, sistemas de informação, equipamentos, manuais, vídeos, conhecimentos, processos, tecnologia, know-how e todas as obras e trabalhos desenvolvidos ou criados.
4.9. Proteção aos bens materiais
Os colaboradores são responsáveis por preservar os ativos da empresa, incluindo instalações, equipamentos, móveis, veículos, recursos de informática, valores e outros.
Esses bens devem ser usados exclusivamente para atividades profissionais, tanto dentro quanto fora das dependências da empresa. É proibido usá-los para fins particulares.
4.10. Direitos humanos
Buscamos a excelência e integridade em todas as nossas operações. Esses princípios refletem nosso compromisso com valores éticos e práticas responsáveis, garantindo um ambiente de trabalho digno e respeitoso.
Ao seguir este código, cada membro de nossa comunidade ajuda a construir uma cultura organizacional baseada na honestidade, equidade e responsabilidade social.
4.11. Não tolerância ao trabalho infantil, escravo, exploração sexual e discriminação de qualquer natureza
Não toleramos qualquer forma de trabalho infantil, escravo, exploração sexual, pornografia, pedofilia e atos discriminatórios ou vexatórios. Garantimos que nossas operações e as de nossos parceiros estejam livres dessas práticas. Colaboramos com organizações que compartilham nossos valores para erradicar essas violações dos direitos humanos.
Defendemos a igualdade e a diversidade em todas as suas formas. Não toleramos discriminação baseada em raça, gênero, orientação sexual, religião, idade, deficiência ou qualquer outra característica protegida por lei. Promovemos um ambiente inclusivo, respeitando e celebrando a diversidade, com oportunidades iguais para todos.
4.12. Ambiente de trabalho seguro e respeitoso
Nos comprometemos a fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, onde todos se sintam respeitados e protegidos.
Repudiamos qualquer forma de abuso, intimidação, retaliação, ameaça, assédio moral e/ou sexual.
Estabelecemos canais confidenciais para relatar incidentes, garantindo que cada preocupação seja tratada com seriedade e rapidez.
4.13. Responsabilidade social e sustentabilidade
Reconhecemos nossa responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente. Integramos práticas sustentáveis e socialmente responsáveis em nossas operações.
Nos comprometemos a contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atuamos, promovendo ações que as beneficiem.
4.14. Condições de trabalho
Nos comprometemos a garantir que todos na nossa equipe tenham um ambiente de trabalho digno e seguro. Isso significa instalações adequadas, ambientes seguros e equipamentos apropriados para promover o bem-estar de todos. Sabemos que um ambiente de trabalho saudável é crucial para o sucesso de cada um de nós.
Priorizamos a segurança e o bem-estar, seguindo rigorosamente as normas de saúde e segurança. Oferecemos treinamentos e incentivamos uma cultura de segurança onde todos se envolvem. Estamos sempre buscando maneiras de melhorar e garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e livre de riscos.
Respeitamos os direitos de todos os nossos colaboradores e cumprimos todas as leis trabalhistas, garantindo salários justos, horas de trabalho adequadas e benefícios apropriados. Mantemos transparência sobre contratos, políticas e procedimentos, para que todos conheçam seus direitos e responsabilidades.
4.15. Prevenção a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo
Nos comprometemos a implementar medidas eficazes para prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo. Todos os membros da equipe são responsáveis por conhecer e aderir às práticas e políticas estabelecidas para identificar, relatar e mitigar riscos associados a atividades ilícitas.
A colaboração ativa com autoridades competentes e o compromisso em manter padrões éticos elevados são pilares fundamentais desta abordagem.
Exigimos que todas as empresas parceiras estejam legalmente constituídas e devidamente habilitadas, conforme a legislação vigente. Antes de estabelecer parcerias, realizaremos uma rigorosa investigação para assegurar que nossos parceiros compartilhem dos mesmos valores éticos e cumpram com todas as obrigações legais e regulatórias. Essa prática visa garantir a integridade e a legitimidade de todas as transações comerciais.
Implementaremos rotinas e procedimentos internos específicos para garantir a conformidade com as normas legais e regulamentares relacionadas à prevenção à lavagem de dinheiro. Cada membro da equipe será devidamente treinado para reconhecer e relatar atividades suspeitas, promovendo uma cultura de vigilância e responsabilidade compartilhada.
A política de prevenção à lavagem de dinheiro será estritamente observada em todas as nossas operações. Nos comprometemos a atualizar regularmente essa política para refletir as mudanças nas leis e regulamentos, garantindo que permaneçamos na vanguarda das práticas éticas e de conformidade.
5. Como agir se presenciar algum descumprimento?
Se você vir ou suspeitar que alguém no trabalho não está seguindo as regras do Código de Ética, é importante fazer uma denúncia com detalhes claros para que a Quality possa investigar corretamente. Não ignore o problema ou se torne parte dele.
A Quality garante que quem denunciar será protegido de qualquer tipo de retaliação. Todos são incentivados a agir com responsabilidade para ajudar a construir uma empresa mais ética.
Nenhuma política ou comitê pode garantir por si só um comportamento ético. Cada um de nós é responsável por agir com integridade, baseando-se em fatos e relatos confiáveis. É importante conhecer e seguir as políticas que nos guiam para trabalhar dentro das regras.
6. Sanções
Quando alguém não segue as regras estabelecidas pela QUALITY e suas empresas parceiras, como indicado em seus códigos, cartilhas, políticas e procedimentos, há consequências. Internamente, isso pode resultar em advertências, suspensões ou demissões, dependendo da gravidade da infração. No caso de fornecedores, clientes ou parceiros, a QUALITY e suas empresas parceiras podem rescindir o contrato.
Em casos de corrupção, além das punições mencionadas acima, há a possibilidade de serem aplicadas multas administrativas, calculadas com base no faturamento da empresa. Essas multas podem ser impostas aos colaboradores diretamente envolvidos, bem como aos seus gestores e sócios.
7. Canais de comunição
Denúncias, reclamações e qualquer necessidade de reportar situações, podem ser feitas nos canais de comunicação abaixo:
E-mail: ouvidoria@qualityautomacao.com
Tel: 27 3062-5275
8. Conclusão
A adoção e implementação de um Código de Ética e Conduta são essenciais para criar um ambiente de trabalho saudável, baseado em valores éticos.
Este código orienta todos na organização, estabelecendo expectativas claras de comportamento e oferecendo diretrizes para lidar com situações éticas difíceis.
Ao seguir este Código, os funcionários e parceiros mostram seu compromisso com a integridade, transparência e respeito, ajudando a construir uma cultura empresarial sólida e confiável.
Ao aderir estritamente a esses padrões, podemos aumentar a confiança dos clientes, fornecedores e parceiros, promovendo um ambiente onde a excelência, a justiça e o respeito são valorizados e incentivados.
TODAS AS NOSSAS POLÍTICAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM NOSSAS PLATAFORMAS E DE FORMA ON-LINE PARA CONSULTAS.