mara

Mara Lúcia

CEO grupo Revenda Contábil, Consultora contábil e tributária especialista no segmento Revenda de Combustíveis.

CRUZAMENTO DE DADOS DA RECEITA FEDERAL

CPF Rico e CNPJ Pobre, tome cuidado!


Já ouviu falar em “T-Rex” e “Harpia”? Se não, procure se informar, pois são dois sistemas usados pela Receita Federal do Brasil para cruzamentos de dados de declaração de renda dos brasileiros. Estes sistemas de inteligência da informação cruzam diversos dados de pessoas jurídicas e físicas em busca de ocorrências de eventuais fraudes e erros fiscais nas declarações de renda.

Muitas das vezes na atividade contábil nos deparamos com clientes que tiveram suas declarações retidas pela “malha fina” e na maioria dos casos notamos uma incongruência entre as atividades de pessoa jurídica e física, que demonstram uma certa dissonância de realidades.

Não que isso seja impossível de acontecer, as vezes os negócios comerciais não vão bem, mas a vida financeira e pessoal de uma pessoa está sob controle e bem administrada. Nosso alerta é para aqueles que têm a limitação de ganhos atrelados a pessoa jurídica. Cuja dissonância fica bem acentuada quando se declara para a Receita Federal, prejuízos em série na pessoa jurídica, e, a pessoa física tem um crescimento exponencial em desacordo com sua fonte declarada de riqueza.

Para cada doença um remédio, não é verdade? Ajustar bem suas declarações de renda, seja na pessoa jurídica ou física, buscar ajuda profissional para que exista coerência entre a circulação de valores em contas pessoais e jurídicas, fazer escolhas de elisão fiscal aceitas pela Receita Federal, devem ser uma preocupação diária de todos os contribuintes.

Neste sentido, uma boa escolha contábil faz toda a diferença. Veja que hoje a receita cruza informações entre: IR X IR, rendimentos financeiros, operações com cartões, operações na Bolsa de Valores, gastos com saúde e educação, compra, venda e aluguéis de imóveis, doações e movimentações bancárias. Diante de um quadro tão amplo de comparações entre declarações pode ser que em determinado momento você caia na “malha fina”, devido a dissonância entre sua vida financeira pessoal e jurídica. Neste caso o melhor remédio é a antecipação, não deixe para última hora a apresentação de documentos ao seu contador, seja diligente com sua vida pessoal e comercial.

E para finalizar segue nossa sugestão: quando te perguntarem sobre a saúde de sua empresa, diga sempre que a mesma acompanha sua vida física, ou seja, muito bem e obrigado.