jonathan

Jonathan Rocha

Administrador de Empresas pela PUC Minas, pós graduado em Gestão de Pessoas e Liderança (FIPMOC) e em Controladoria e Finanças (IEC/PUC). Consultor de treinamentos da BR Distribuidora e da ALE Combustíveis, uma das 4 maiores distribuidoras do país.

Retrospectiva 2022 e os Desafios de 2023

O ano de 2022 fecha um triênio de enormes desafios para a revenda, assim como para grande maioria dos demais segmentos. Os percalços permearam cenários que não imaginávamos e que a grande maioria de nós não estava preparada para responder de forma imediata.

Olá! Como esse é nosso primeiro contato, permita-me apresentar. Me chamo Jonathan Rocha, sou consultor especializado em Postos e Distribuidoras de Combustíveis com atuação em duas das 4 maiores distribuidoras do país, nos dois maiores sindicatos patronais da categoria a nível nacional e em diversas redes e postos de combustíveis também a nível nacional. Sou CEO da Soluções Rocha, empresa de consultoria ambiental e de SST específica para Postos de Combustíveis e, consultor de treinamentos presenciais e, mais recentemente, criador da Plataforma POSTOFLIX, onde disponibilizamos cursos em formato EAD para o segmento de postos voltados a produtos, vendas e segurança do trabalho.

Nessa retrospectiva, vamos relembrar por onde andamos para que possamos refletir quais aprendizados puderam ser absorvidos durante essa caminhada pelo difícil ano de 2022. Afinal, como diz o provérbio Japonês, “pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota”. Vejamos o que pode ser aprendido com o que passamos em 2022 e como melhorarmos nossa gestão e nossos relacionamentos em 2023 com base nesse aprendizado adquirido.


O que aprendemos com a pandemia


O rescaldo da pandemia dura até hoje. A constante ameaça de novas ações para conter sua proliferação assombram o mercado vez ou outra, trazendo certa instabilidade em alguns momentos. Mas observamos que a vacinação parece ter cumprido seu papel e vemos uma certa normalidade e a vida seguindo seu curso.

Sempre que o ser humano é desafiado e colocado à prova, soluções são criadas da necessidade de superação ou evolução. É o caso, por exemplo, dos meios de pagamento contactless - com tecnologia para efetivação de transações financeiras apenas por aproximação ao terminal de pagamento automático (TPA). Devido a pandemia, essas tecnologias foram rapidamente aceitas pelo consumidor, que hoje as exige e seleciona comércios que a oferecem para facilitar sua jornada de compra.

Para que esses meios de pagamento mais ágeis ocorram, como o próprio PIX, é essencial a utilização de sistema que absorva essas tecnologias de forma segura para a empresa e ágil para o cliente.

Outro ponto que aprendemos com a pandemia é a necessidade de geração de fundo de reserva para imprevistos e sustentação do negócio. É necessário pensar num Plano de Gestão de Crises, onde a empresa estará mais preparada para uma situação de catástrofe ou algo inesperado, como experimentamos nos últimos 3 anos. Repensar contratos, seguros, investimentos, entre outras estratégias, se faz necessário para a sustentabilidade do negócio em momentos como o que vivemos


Guerra e risco de reabastecimento


A guerra na Ucrânia, que refletiu diretamente no nosso segmento, fez com que o risco do desabastecimento fosse uma constante em 2022. Além, claro, da elevação dos preços por conta da política adotada pela Petrobras.

Estreitar relacionamento com fornecedores parece ser uma boa estratégia para ter a garantia, ou preferência, no fornecimento de combustíveis para garantir a operação.

Além disso, se aprofundar em estudos que permitam a previsão do mercado, suas oscilações de preços e até mesmo de fornecimento, surgem como ferramentas obrigatórias para gestão dos estoques e prevenção de ruptura (falta de produto).


Política e Eleições


Em 2022 tivemos uma das eleições mais polarizadas da história, que causou imenso desgaste na sociedade. A indefinição do que está por vir após seu resultado trouxe mais dúvidas que certezas ao mercado que reage de forma a se preservar.

Com a previsão de possíveis revogações realizadas na esfera trabalhista, nas Normas Regulamentadoras de Segurança, assim como o possível, e quase certo, fortalecimento dos sindicatos, o ano de 2023 promete ser desafiador quanto às fiscalizações e exigências legais para operação do negócio.