Roberto James
Administrador e Mestre em Psicologia, professor, palestrante, especialista em comportamento do consumidor, especialista em logística, colunista das principais revistas do mercado.
Pouco se usa, claro que está em franco crescimento, e muito se fala. Vamos falar sobre a inteligência artificial. Lembro-me de assistir uma palestra de um dos meus gurus, Arthur Igreja, e vê-lo comentando que “as disrupções não acontecem da noite para o dia”. São transformações que acontecem lentamente e na virada de chave assusta as pessoas.
Como tenho dito nos artigos da série #RJnosEUA, aqui no Blog do webPosto, o Brasil não deixa a desejar quando se fala de tecnologia de sistemas, softwares e até hardwares em relação aos Estados Unidos. Temos sistemas avançados com tecnologia de ponta que pode concorrer livremente com os americanos sem medo de concorrência. Onde está o ponto de colisão?
Não utilizamos essa tecnologia de forma adequada e não nos acostumamos ainda com as mudanças de gestão através dos dados, informações, assim como muitos ramos do varejo utilizam os parâmetros de autoconhecimento para tomar decisões. No mercado chamamos isso de feeling, que traduzindo significa: sentimento ou sentido.
É algo parecido com um piloto de avião. Imagine seu negócio: quanto menor, mais intuitivo e visual. Você consegue alçar pequenos voos sem precisar de aparelhos, consegue decolar e pousar manualmente. Quando aumenta o tamanho do avião e as condições de voo são maiores, o visual por si só não consegue resolver. A tendência é derrubar o avião. Alguns podem até conseguir por um bom tempo. Mas não se tem a segurança de estar no caminho certo.
Dentro do avião o piloto tem os controles e o painel. Aí está a chave do sucesso de voo. Ele recebe inúmeros dados que indicam o caminho, os desvios das turbulências e mesmo assim passa por umas de ficar com medo. Nesse caso, o feeling e o conhecimento de voo são imprescindíveis para se ter o sucesso. Não se pode, pelo mesmo ainda, viajar sem o piloto e vice-versa.
Ao utilizar o seu sistema de gestão ao máximo, explorando as ferramentas e levando ele a exaustão, o seu negócio tende a tornar-se cada vez mais profissional. Este movimento irá aumentar seu contato com a empresa de sistema, não para reclamar de PDV parado, mas para sugerir melhorias, relatórios ou funções que você está imaginando que possam melhorar sua gestão.
A empresa de inteligência de software vai ficar chateada com sua atitude? MITO! Ao contrário, você estará ajudando a empresa a aprimorar suas ferramentas e tornar seu sistema mais próximo da gestão do seu negócio. É bom para ambos. Mas para isso é preciso usar a ferramenta completa.
Ao chegar nesse ponto, você verá que a IA será necessária. O ponto em que os dados por si só, em suas correlações, não serão suficientes para trilhar novos caminhos e resolver problemas do dia a dia. Problemas de gestão e estratégia que irão precisar de um tratamento especial.
2023 foi o ano da descoberta que a inteligência artificial está pronta para iniciar seu aprendizado, e quanto mais se usar mais se aprimora, mesmo exemplo que dei dos sistemas de gestão do seu negócio. Usar um sistema para emitir nota, fechar caixa e emitir relatórios de vendas e estoque está tão ultrapassado quanto o telefone fixo. Ainda tem quem use, mas cada dia vai desaparecendo.
Ao visitar a NACS 2023 em Atlanta/USA esse ano, um dos detalhes que percebi, dentro dos stands de sistemas para postos e lojas de conveniência, era a naturalidade com que se tratava a inteligência artificial no negócio. Lembro de uma apresentação, num dos primeiros stands que visitei, eu todo animado e entusiasmado com a utilização da IA no sistema de gestão, em que olhavam para mim, como quem queriam dizer: por que você está tão animado assim, já fazemos isso a um certo tempo. O que, de fato, foi muito engraçado.
O sistema que você escolheu pode levar seu negócio do céu ao chão. Use-o ao extremo e garanta que terá o suporte necessário para melhorar essas ferramentas. Ele é chave para que sua gestão seja perfeita. Não se contente com pouco e busque sempre o melhor, não falo melhor preço, afinal você voaria em um avião sabendo que a empresa paga por um sistema de navegação mais barato do mercado para conter custos?
Você entraria num avião que os sistemas de travamento de portas, oxigênio em caso de despressurização da cabine, foram trocados por um mais barato para contenção de despesas? Por que o anterior, maior, melhor, mais confiável, está mais caro? Pense bem sobre isso. Estamos falando do seu negócio, dos seus dados, das suas informações e da forma mais eficiente de se relacionar com seu cliente.
Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao comportamento do consumidor, acompanhe as redes sociais do Errejota, assine a LISTA VIP 2023, uma lista no WhatsApp e fique antenado com o que está acontecendo no mundo do comportamento do consumidor. Além disso, estou aqui no blog do webPosto sempre abordando temas como esse.
Roberto James
Autor e Mestre em Psicologia
Especialista em comportamento do consumidor