errejota

Roberto James

Administrador e Mestre em Psicologia, professor, palestrante, especialista em comportamento do consumidor, especialista em logística, colunista das principais revistas do mercado.

RETROSPECTIVA 2022

O ano de 2022 vai entrar para a história do varejo, da revenda de combustíveis e do país em geral. Um ano de muitas mudanças, guerras, retomadas, crescimento, inflação entre outros. Neste artigo vamos rever alguns momentos e notícias que foram importantes para o varejo em geral e para a revenda de combustíveis e lojas de conveniência, continue a leitura.

Para quem não me conhece sou Roberto James, mais conhecido como RJ (Errejota). Sou mestre em psicologia, especialista em comportamento do consumidor, professor de logística e palestrante. A frente do Canal do Errejota pude levar muito conteúdo para a revenda de combustíveis e afins, assim como o varejo de proximidade. Este conteúdo é baseado na visão e mente do consumidor, aquele responsável por escolher onde levar o seu dinheiro e assim ser o principal gerador de receita do seu negócio.

Neste ano de 2023 estarei com uma coluna especial no blog do webPosto e teremos 12 meses de muito conteúdo exclusivo, resultado de trabalhos e pesquisas na área para consolidar um fluxo de informações e dicas para seu negócio. Vamos falar de inteligência de consumo, comportamento do consumidor, mercado de proximidade, inovações tecnológicas, meios de pagamentos entre outros.


O ANO DO PIX

O ano que tinha tudo para ser a decolada do Brasil foi impactado com a guerra da Ucrânia e da retomada do covid. No ano em que os carros elétricos mostraram que vieram para ficar, o sistema de trabalho remoto mostrou sua eficiência e o PIX se consolidou no Brasil.

A facilidade com que o PIX foi inserido, trabalhado e difundido mostrou que ele tem grande chance de se consolidar e de aumentar a marca conquistada em 2022: o meio de pagamento mais usado em número de transações.Depois de dois anos as empresas puderam se adequar e entender a nova ferramenta.

A revenda de combustíveis começou um pouco atrasada, como na maioria das inovações do varejo, mas conseguiu, graças às empresas de sistemas, se adequar e possibilitar a utilização desse meio de pagamentos.


MERCADO DE PROXIMIDADE & LOJAS AUTÔNOMAS


Pouco menos de 20% dos postos possuem loja de conveniência. Isso é alarmante porque, devido à pandemia, alguns hábitos de consumo dos indivíduos mudaram. Então foi impulsionado um conceito que já vinha sendo trabalhado: o Mercado de proximidade! Estar próximo não significa estar apenas fisicamente, mas atender as demandas daquele consumidor rapidamente, de forma customizada e com preço compatível.

Hoje o Brasil tem uma das maiores redes de lojas de conveniência do mundo, a Oxxo que já inaugurou quase 120 lojas no país em menos de 2 anos e pretende chegar às 300 até abril de 2023. Pasmem: nenhuma dessas lojas fica em postos de combustíveis!

Outra gigante do setor, a Lojas Americanas, se juntou com a BR Mania criando a VEM Conveniência que já conta com mais de 50 lojas fora de postos de gasolina.

O mercado está aí e ainda dá tempo da revenda assumir o controle e buscar essa fonte lucrativa de margem!

O CARRO ELÉTRICO E AS INOVAÇÕES DE MERCADO


O carro elétrico já é uma realidade. O ano de 2022 foi a conquista de espaço nas montadoras com chegada de empresas especializadas, assim como a mudança nas linhas de algumas montadoras para os modelos híbridos.

Como no carro flex, o elétrico terá no modelo híbrido a porta de alavancagem aqui no Brasil. Esse modelo é mais fácil de se popularizar em países que possuem energia alternativa e ainda muita abundância de petróleo como Brasil, China, EUA entre outros. Ignorar o que está acontecendo pode significar o fim do seu negócio.

SOBRE UM ANO ATÍPICO


Self-service e o delivery de combustíveis foram algumas inovações que ainda terão impacto no mercado de combustíveis, mas não por agora. Porém é importante ficar atento. Definitivamente tivemos um ano atípico: copa do mundo, eleições presidenciais, deflação interna com inflação mundial e a retomada do emprego.

O ano de 2022 foi um ano de aprender a lidar com as decisões políticas da Petrobras, parece até que estávamos nos preparando para o novo governo - ano difícil e de muitas mudanças. O consumidor segue empoderado, cada dia mais conectado e o varejo se virando nos 30 para poder dar conta de informar, entreter e buscar a atenção desse consumidor.

RJ