Roberto James
Administrador e Mestre em Psicologia, professor, palestrante, especialista em comportamento do consumidor, especialista em logística, colunista das principais revistas do mercado.
Minha aventura nos EUA está chegando ao fim. Essa imersão abriu minha mente para a forma como os americanos lidam com o consumo. A importância que os valores culturais tem e impactam nas decisões do dia a dia. E vamos fechar essa imersão com chave de ouro visitando a maior feira de varejo do mundo, a NRF 2024.
Quem me segue ou acompanha minhas postagens e artigos, sabe que o ramo de postos de gasolina pertence ao varejo. A definição de varejo é a “venda em retalho”, ou seja, o lojista compra de um distribuidor em grande quantidade, retalha e vende aos consumidores em pequenas quantidades. Acabamos de descrever o processo de vendas dos postos de combustíveis.
Então por que um revendedor de postos de combustíveis não deve ir a NRF?
VENDER COMBUSTÍVEL não necessita aprimoramento, foco na relação com o consumidor. Gasolina é comodities e por ser usada em carros automotivos ela já está vendida, sem necessidade de esforço adicional, diferente por exemplo das bebidas que tem com álcool, sem álcool, sucos refrigerantes, águas saborizadas e por aí vai.
Nos postos de combustíveis a Inteligência Artificial, ferramentas de gestão e controle de estoques, softwares de fidelidade são secundários e não necessitam tanto aprimoramento para se vender algo que o consumidor só enxerga o preço (palavra dos revendedores).
Afinal, qual o esforço que se deve fazer em vender um comodities, que é regulado ao extremo pelo governo? Nenhum. Por que investir em conhecimento, aprimoramento, visão de mercado, conhecimentos compartilhados? Não há necessidade disso na revenda.
A NRF NÃO VENDE EQUIPAMENTOS PARA POSTOS, isso mesmo, não há necessidade de um revendedor ir a uma feira tão distante e cara se não vai encontrar equipamentos novos ou inovações tecnológicas que barateiem seus custos, aumente sua margem e melhore seu desempenho. A NRF não é uma feira de inovação.
Um evento centenário que tem como conteúdo o caminho que o varejo está trilhando, as relações comerciais, as relações trabalhistas não podem ser para a revenda. Afinal estamos falando de varejo. Na NRF você não vai encontrar bombas de nova geração, empresa que faz cobertas pela metade do preço.
Esse evento reúne varejistas especializados e dispostos a compartilhar caminhos, algo parecido com um farol. O farol guia, ilumina, mas só até certo ponto. A caminhada tem que ser sua. O desafio é seu. Os objetivos a serem alcançados devem ser seu e da sua empresa. A NRF é a maior feira de varejo do mundo porque discute, analisa, propõe, estuda e apresenta soluções e temáticas estratégicas para o varejo.
A NRF não vai solucionar os problemas do seu negócio ou os impasses gerados pelo seu governo. Ela está aberta a propor uma reflexão sobre o que se tem feito, o quem tem ou não dado certo, quem conseguiu ou não tal caminho e a partir daí você construir a sua visão de feira.
Levar para o seu negócio a sua visão do farol apresentado. Implementar não a solução apresentada em uma das seções, mas a sua interpretação do que você viu, ouviu, sentiu e aprendeu. Isso sim pode dar certo e revolucionar seu modo de pensar.
O menor dos varejistas visitantes da NRF 2024 deve ter, pelo menos, uns 600 a 1000 skus. Se sua empresa só vende três produtos, talvez a visão apresentada, as soluções discutidas não caibam no seu negócio. Afinal a NRF não é um programa de treinamento: aprenda e faça. Lá é um salão mundial de discussão, onde os grandes e pequenos expõe suas visões de varejo e compartilham sucessos e fracassos.
Se o seu negócio não se encaixa no modelo de varejo, descrito mais acima, a NRF não é para você.
Eu fui a NRF por dois anos seguidos e posso afirmar que a visão de varejo é mais relevante que as tendencias. Tendencia vem e vai, o varejo e seus desafios permanecem. Por mais que tenha, milhares de pessoas vendendo sua visão da NRF, posso afirmar que cada um tem uma visão de mundo e negócio diferente. Os insights que você pegaria lá são diferentes da minha visão.
Por isso convido todos a participarem pelo menos uma vez com esse objetivo, abrir sua visão de varejo e olhar para os faróis trilhando seu próprio caminho.
Quer saber mais sobre comportamento do consumidor ou sobre a NRF e seu impacto de conteúdo no varejo, minha palestra pode ajudar você e sua empresa. Não se esqueça de acompanhar os meus conteúdos aqui no Blog do webPosto e o próximo artigo onde veremos os principais pontos da NRF 2024.
Roberto James
Autor e Mestre em Psicologia
Especialista em comportamento do consumidor