errejota

Roberto James

Administrador e Mestre em Psicologia, professor, palestrante, especialista em comportamento do consumidor, especialista em logística, colunista das principais revistas do mercado.

Por que o revendedor de combustíveis não deve ir para a NRF Big Show em Nova York?

Minha aventura nos EUA está chegando ao fim. Essa imersão abriu minha mente para a forma como os americanos lidam com o consumo. A importância que os valores culturais tem e impactam nas decisões do dia a dia. E vamos fechar essa imersão com chave de ouro visitando a maior feira de varejo do mundo, a NRF 2024.

Quem me segue ou acompanha minhas postagens e artigos, sabe que o ramo de postos de gasolina pertence ao varejo. A definição de varejo é a “venda em retalho”, ou seja, o lojista compra de um distribuidor em grande quantidade, retalha e vende aos consumidores em pequenas quantidades. Acabamos de descrever o processo de vendas dos postos de combustíveis.

Então por que um revendedor de postos de combustíveis não deve ir a NRF?

VENDER COMBUSTÍVEL não necessita aprimoramento, foco na relação com o consumidor. Gasolina é comodities e por ser usada em carros automotivos ela já está vendida, sem necessidade de esforço adicional, diferente por exemplo das bebidas que tem com álcool, sem álcool, sucos refrigerantes, águas saborizadas e por aí vai.

Nos postos de combustíveis a Inteligência Artificial, ferramentas de gestão e controle de estoques, softwares de fidelidade são secundários e não necessitam tanto aprimoramento para se vender algo que o consumidor só enxerga o preço (palavra dos revendedores).

Afinal, qual o esforço que se deve fazer em vender um comodities, que é regulado ao extremo pelo governo? Nenhum. Por que investir em conhecimento, aprimoramento, visão de mercado, conhecimentos compartilhados? Não há necessidade disso na revenda.

A NRF NÃO VENDE EQUIPAMENTOS PARA POSTOS, isso mesmo, não há necessidade de um revendedor ir a uma feira tão distante e cara se não vai encontrar equipamentos novos ou inovações tecnológicas que barateiem seus custos, aumente sua margem e melhore seu desempenho. A NRF não é uma feira de inovação.

Um evento centenário que tem como conteúdo o caminho que o varejo está trilhando, as relações comerciais, as relações trabalhistas não podem ser para a revenda. Afinal estamos falando de varejo. Na NRF você não vai encontrar bombas de nova geração, empresa que faz cobertas pela metade do preço.

Esse evento reúne varejistas especializados e dispostos a compartilhar caminhos, algo parecido com um farol. O farol guia, ilumina, mas só até certo ponto. A caminhada tem que ser sua. O desafio é seu. Os objetivos a serem alcançados devem ser seu e da sua empresa. A NRF é a maior feira de varejo do mundo porque discute, analisa, propõe, estuda e apresenta soluções e temáticas estratégicas para o varejo.

A NRF não vai solucionar os problemas do seu negócio ou os impasses gerados pelo seu governo. Ela está aberta a propor uma reflexão sobre o que se tem feito, o quem tem ou não dado certo, quem conseguiu ou não tal caminho e a partir daí você construir a sua visão de feira.

Levar para o seu negócio a sua visão do farol apresentado. Implementar não a solução apresentada em uma das seções, mas a sua interpretação do que você viu, ouviu, sentiu e aprendeu. Isso sim pode dar certo e revolucionar seu modo de pensar.

O menor dos varejistas visitantes da NRF 2024 deve ter, pelo menos, uns 600 a 1000 skus. Se sua empresa só vende três produtos, talvez a visão apresentada, as soluções discutidas não caibam no seu negócio. Afinal a NRF não é um programa de treinamento: aprenda e faça. Lá é um salão mundial de discussão, onde os grandes e pequenos expõe suas visões de varejo e compartilham sucessos e fracassos.

Se o seu negócio não se encaixa no modelo de varejo, descrito mais acima, a NRF não é para você.

Eu fui a NRF por dois anos seguidos e posso afirmar que a visão de varejo é mais relevante que as tendencias. Tendencia vem e vai, o varejo e seus desafios permanecem. Por mais que tenha, milhares de pessoas vendendo sua visão da NRF, posso afirmar que cada um tem uma visão de mundo e negócio diferente. Os insights que você pegaria lá são diferentes da minha visão.

Por isso convido todos a participarem pelo menos uma vez com esse objetivo, abrir sua visão de varejo e olhar para os faróis trilhando seu próprio caminho.

Quer saber mais sobre comportamento do consumidor ou sobre a NRF e seu impacto de conteúdo no varejo, minha palestra pode ajudar você e sua empresa. Não se esqueça de acompanhar os meus conteúdos aqui no Blog do webPosto e o próximo artigo onde veremos os principais pontos da NRF 2024.

Roberto James

Autor e Mestre em Psicologia

Especialista em comportamento do consumidor