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Roberto James

Administrador e Mestre em Psicologia, professor, palestrante, especialista em comportamento do consumidor, especialista em logística, colunista das principais revistas do mercado.

Carros elétricos: O revendedor de combustíveis e a inovação

Incrível ver a velocidade das coisas acontecendo, muitas mudanças e o mercado de combustíveis ainda paralisado por questões políticas. A verdade é que a crise de 2014 que balançou com o mercado, que há décadas estava estagnado vivendo sob uma intervenção branca, passou pelo governo anterior se adaptando e se preparando para um mercado mais aberto e cheio de competitividade e agora se vê às portas de voltar para a década inicial dos anos 2000.


O MUNDO ESTÁ MUDANDO E NÃO VAI ESPERAR PELO BRASIL


Quando tratamos do tema de CARRO ELÉTRICO aqui no Brasil, o assunto sempre permeia dois pontos: 1° como será a venda de eletricidade e 2° quem vai poder vender esse novo combustível para os automóveis.

Enquanto o mundo discute mobilidade, blindagens para novos “dita-loucos” que inventem suas guerras para atender desejos obscuros, buscando o equilíbrio ambiental como forma de garantir sobrevida aos nossos tataranetos, aqui no Brasil estamos discutindo como cobrar mais impostos nos combustíveis, como garantir os empregos dos frentistas e como vender gasolina sem ser chamado de “ladrão”, pelo roubo dos outros.

Em 2021 o governo Biden lançou um pacote de 1,25 trilhões de dólares para infraestrutura do país. Esse pacote conta com novos investimentos federais para estradas, pontes, transporte público, ferrovias, aeroportos, portos e hidrovias nos Estados Unidos. Enquanto isso, estamos voltando ao entendimento de essencialidade da gasolina e do etanol. Tapando remendos de um orçamento que não cabe nas receitas.

Os países estão se adaptando à nova tecnologia dos carros elétricos, enquanto o Brasil não sabe se vai. Ainda tem a questão do etanol, petróleo, a crise do orçamento, política de taxação de exportações e por aí vai. Existe uma regra básica no comércio internacional que se chama reciprocidade. Simples assim. Se o Brasil taxar o petróleo que exporta, por que não consegue refinar aqui, e tem que importar para refinar aqui, o que acha que vai acontecer com as taxas do que vamos importar, baixar?


A REVENDA PRECISA ASSUMIR O PROTAGONISMO DA ELETRIFICAÇÃO


Essa onda elétrica não se trata de uma paleta mexicana. Novas fontes de energia podem ser usadas para deslocamento e quanto mais se popularizar, mais barato fica. Essa frase do protagonismo não é minha, mas a adotei por entender que o consumidor precisa se sentir seguro ao escolher o posto de combustíveis, que podemos começar a chamar de Ponto de Abastecimento, para carregar seu veículo elétrico.

O que o consumidor vai fazer enquanto o carro passa horas carregando? Deixe-o decidir, dê-lhe opções e o convide a se sentir bem no seu negócio. Sim, os postos do futuro também venderão gasolina, até quando não sei. Mas se um dia pensar em carregar, faça com que ele se lembre de você. Ele já confia no seu posto para abastecer gasolina e etanol, vai deixá-lo ganhar confiança do shopping? Do banco? Do centro empresarial?

Ah, mas esses lugares não cobram! Disse-me certa vez o revendedor que acompanha os preços de todos os seus concorrentes. É claro que não, mas ainda não cobram. Em breve vão cobrar e os consumidores estarão tão acostumados a carregar lá que nem vão lembrar de você. Agora é a hora de fincar o pé na eletrificação e marcar o território.


O QUE O REVENDEDOR DEVE FAZER NA PRÁTICA?


Muito simples! Segam essas 5 dicas valiosas para protagonizar a eletrificação na sua região:

Por mais que não goste, fique atualizado sobre o assunto ou destaque um sócio, filho(a) ou gestor para a missão. Busque blogs e especialistas para ficar bem informado.

Converse sempre com seus clientes, verifique a frequência e fique de olho nos faltosos. Pode ser que esse já tenha um carro elétrico em casa. Esse será uma grande fonte de informação.

Verifique o investimento de um PA. Chame os lojistas do seu ecossistema e convide todos a participar. É bom para você e essencial para eles.

Faça a inauguração, convide os clientes a carregar seu carro lá. Deixe bem claro que não é exclusivo para clientes ativos, visto que você quer ganhar novos clientes também.

Aproveite o marketing verde que está em alta. Os algoritmos das redes vão adorar e vão espalhar esse conteúdo. Seja uma referência em eletrificação na sua região e treine sua equipe.

Tenho duas palestras que abordam esse tema: uma sobre os 5 mitos do carro elétrico e a segunda é o consumidor e o carro elétrico. Elas abordam as novidades e como isso passa pela cabeça do consumidor além de um “raio x” do mercado para entender em que ponto estamos nessa estrada da inovação.

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Além disso, estarei aqui no webPosto sempre abordando temas como esse.

Roberto James

Autor e especialista em comportamento do consumidor