Roberto James
Administrador e Mestre em Psicologia, professor, palestrante, especialista em comportamento do consumidor, especialista em logística, colunista das principais revistas do mercado.
O QUE OS POSTOS E O ETANOL TÊM A VER COM ISSO?
O hidrogênio é a bola da vez. Sabemos que a estrutura de transporte e armazenamento de hidrogênio, assim como sua produção, exige bilhões em investimento e tempo para chegar ao patamar da cadeia logística que o petróleo construiu. É aí onde entra o Etanol, que pode aproveitar toda a cadeia de transporte, distribuição e armazenamento criada para os combustíveis líquidos e se tornar o principal agente produtor de hidrogênio nos postos de combustíveis e liderar essa transição.
Nem todos os países têm essa chance, por isso pouco se fala, pouco se aborda, mas está claro que o Brasil tem esse poder nas mãos de não depender das baterias, resolver a questão da autonomia em grandes viagens, aproveitar toda a infraestrutura já instalada e paga, e fazer crescer um mercado que está estagnado ou em queda. Assim como também não podemos simplesmente achar que transição energética tem a ver apenas com combustíveis. Tem muita coisa envolvida, mas os combustíveis são peça chave no desenrolar dessa questão, principalmente quando se fala de competitividade.
Imagine nossa matriz energética altamente renovável, carros elétricos movidos a hidrogênio oriundo do etanol, as energias solares, hidrelétricas e eólicas destinadas para as residências e indústria, enquanto o mundo patina na dependência do petróleo, esse cenário vai atrair milhares de empresas para vir produzir aqui e vai alavancar o Brasil para o primeiro mundo. Tudo está conectado, e se for bem utilizado o etanol pode ser a rampa que vai jogar o Brasil no futuro e na frente de muita gente.
ENERGIA SERÁ A GRANDE BOLA DA VEZ, CADA DIA MAIS...
A cada dia vemos o debate sobre mobilidade e energia. A geração de energia solar tem triplicado e a energia eólica crescido espantosamente. Em breve seremos referência mundial nessas gerações, mas hoje já temos os melhores números.
Em toda discussão ou debate sobre o meio ambiente esconde os interesses dos países pela autossuficiência energética. Isso significa liderança no comércio e indústria mundial. Apesar de não ser comum esse debate no Brasil, os governos são lenientes quanto a isso, mas é importante dizer que numa transição energética não é só mudar o tipo de combustível. Tem toda uma mudança no processo logístico que inclui transporte e armazenagem desse novo combustível.
Também é preciso entender como a logística da energia será utilizada de forma satisfatória. Onde será preciso mais investimentos. Será que os grandes grupos irão deixar a energia se popularizar? Não tem outro jeito. Essa popularização é benéfica para a nação, porém precisa ser regulada para não ser engolida pelos grandes grupos.
COMO O REVENDEDOR PODE INFLUENCIAR NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA?
1° VISÃO DE LONGO PRAZO. Investir nas opções verdes a médio e longo prazo sem deixar cair a peteca dos fósseis. Entender que o consumidor e a mobilidade devem ser colocados em primeiro lugar. Quanto mais opções, melhor será para a revenda.
2° PROMOÇÃO. Quando se fala em promoção, já se pensa em desconto. Preço é uma das possibilidades de promoção – Promoção é promover algum produto, marca ou ação. Por isso comece a ser visto pelo consumidor como um posto mais verde, invista no etanol, gás natural e carregamentos elétricos.
3° ENERGIA SOLAR! Alguns postos não a têm. Erro fatal, mas o maior erro é de quem tem e não faz uso publicitário disso. Estamos em plena revolução verde. Você atende seus clientes com produtos altamente poluentes, exceto Etanol e Gás natural, e você não divulga que sua energia é limpa? Acorda, revendedor!
4° TREINAR EQUIPES. Sua empresa precisa estar conectada com ESG. Não se trata de modismo, mas de atualização das relações com os consumidores. Não é necessário você ter uma diretoria de ESG ou implementar algo parecido com o ISO. Mas trata-se de se atualizar e valorizar isso junto à equipe para que eles possam repassar isso para os clientes.
Nas minhas palestras abordo sempre temas como esses: Consumidor, energia e logística, mudanças de mercado e comportamento de consumo, novos combustíveis e inovações tecnológicas. Contrate uma palestra específica para sua empresa, seja presencial ou on-line. Não deixe que o tempo e as inovações passem por cima do seu negócio.
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Além disso, estou aqui no blog do webPosto sempre abordando temas como esse.
Roberto James
Autor, mestre em psicologia e especialista em comportamento do consumidor