Carlos Bispo
Carlos Bispo é empreendedor digital e mentor de empresários da revenda de combustíveis, sendo um dos principais especialistas e consultores sobre gestão do ramo.
Qual empresário não gostaria de contar com um posto autogerenciável?
Ter o controle total da gestão a prova de falhas, funcionando como um relógio, capaz de eliminar erros previsíveis e sistêmicos como recorrentes faltas de recursos, problemas no capital de giro, falta de lucros, ineficiência de processos, retrabalhos, enfim! Seria possível poder contar com atividade e processos recorrentes pré estabelecidos que resolveriam boa parte dos problemas padrões e já conhecidos em um posto de combustível?
Ou ainda, não mais sentir aquela sensação de estar sempre perdido ou achar que o posto não é bom para mim e que o segmento não é rentável?
E pasmem: organização gera Lucros!
Acredito que você também compartilha dessa premissa, certo? Mas qual a razão que tem impedido você de conseguir tudo isso?
Terceirização de culpas e falta de foco onde existe controle
Percebi que a maioria dos empresários criam desculpas por não estar tendo resultados, utilizando-se de fatores externos como: concorrentes desleais, economia e governo, desemprego, crise, petróleo, pandemia, dólar, falta de dinheiro para investir, ou seja, são todas desculpas “clichês” que boa parte dos empresários da revenda utilizam como justificativas para seu posto estar a fazendo a gestão sem clareza.
Portanto, se você está nesse grupo que terceirizam a culpa de não ter sucesso, saiba de uma coisa: você é o único responsável por seus resultados, tudo o que você precisa é dar o primeiro passo em querer aprender os caminhos para mudar os rumos da gestão e, simplesmente se comprometer em aprender e aplicar... simples assim!
Hoje a inovação promove a agilidade em se criar processos autogerenciáveis, tendo o foco voltado para soluções rápidas no aspecto operacional e inclusive financeiro, sobrando mais tempo e energia para o empresário investir em estratégias certeiras para ditar o ritmo de crescimento do seu posto.
E para isso se tornar possível, o dono do posto deve deixar de focar naquilo que não tem controle e passar a cuidar do seu quintal, pois ali sim você tem o controle e pode decidir o rumo dos seus resultados, processos e liberdade.
Mentalidade do empresário da revenda de combustíveis requer rápidas mudanças
Por inúmeras vezes vi revendedores assistirem de camarote todo seu esforço desmoronar, confesso que quase fui um desses, se não fosse o tempo certo da clareza e foco na mentalidade correta, estaria nesse grupo de ruínas, sem direção e lamentando os péssimos resultados.
Sabemos o quanto é difícil manter um posto protegido contra concorrência, excesso de burocracias, crise de governo, mas se pararmos e assistirmos tudo isso na esperança de tudo se resolver sozinho, é mesma coisa que viver em um mundo de fantasia.
Se você é dono de um posto de combustível ou até mesmo o gerente responsável por toda a gestão, o passo número um é mudar sua mentalidade, passando do status de Revendedor/Operador para Empresário da Revenda de Combustíveis com olhar Empreendedor.
Hoje o segmento requer alta capacidade de resiliência, algo que até mesmo no passado não era tão necessário, pois tudo era no grito e a massa de revendedores "coronéis" mandavam e desmandavam no segmento ditando regras e preços.
Ou ainda, a gestão ainda era no “achismo” ou na “caderneta”.
Mas com a globalização dos mercados, o segmento da revenda também foi impactado pela evolução concorrencial e também recebeu as mudanças provocadas pela nova jornada e comportamento do cliente. Ou seja, tudo sofreu evolução e a gestão de um posto também sofreu essa aceleração.
Porém, alguns operadores remanescentes, com empresas familiares que estão no mercado até os dias de hoje, ainda não tiveram essa percepção de evolução e acreditam que a velha guarda e tradicional maneira de fazer gestão é a mais correta.
Grave uma coisa se você ainda possui essa cultura de gestão: O que te trouxe até aqui, não vai te levar para o próximo nível, tão menos vai garantir sua existência no mercado.
Para ter um posto gerenciável é necessário mentalidade empresarial e processos consistentes
Em resumo, o sucesso financeiro de um posto de combustível está relacionado à capacidade em se criar processos que possam evitar perdas, acelerar as vendas e aumentar a produtividade. Garantir que problemas previstos possam ser evitados com uma solução padrão, que as reclamações podem ter seus índices reduzidos e rotatividade de colaboradores diminuir e posso garantir sobre tudo isso um único resultado: A lucratividade do posto aumenta significativamente.
Na revenda atual e moderna "Tempo é Dinheiro", portanto, quanto mais tempo para acelerar os negócios e o empresário manter seu foco em estratégias, processos e gestão, mais tempo vai sobrar para ganhar dinheiro antes que os seus concorrentes.
Enfim, indo direto ao ponto, o investimento nos processos irá proporcionar ao empresário da revenda de combustível um ambiente ideal para conquistar um posto de combustível auto gerenciável e com isso aumentar a produtividade financeira com crescimento exponencial da operação ou, ainda quem sabe, na expansão para agregar novos negócios ou novas fontes de renda.
Sugiro você fazer uma reflexão a respeito.
Até a próxima!