Carlos Bispo
Carlos Bispo é empreendedor digital e mentor de empresários da revenda de combustíveis, sendo um dos principais especialistas e consultores sobre gestão do ramo.
Ainda dá tempo! Um ótimo momento para analisar o que funcionou em 2022 e o que poderá ser mantido de estratégias e boas práticas ocorridas, adicionado as novas possibilidades que irão proporcionar a eficiência de lucros na sua operação para este ano.
Para isso, vou apresentar três passos que poderão ser colocados em prática antes do primeiro trimestre de 2023, com ações que colocarão seu posto de combustível na rota dos lucros.
Sobre o que funcionou ou não na geração de resultados
Primeiro passo: hora da clareza financeira, você deve avaliar os resultados alcançados no contexto vendas, custos e despesas e tributos, sendo esses os elementos que compõem os lucros ou prejuízo aí no seu posto.
Mas cuidado para olhar e se conformar com esse resultado alcançado, se contentar e achar que isso poderá se repetir em 2023.
Sempre digo que o Dono de Posto deve pensar com o que chamo de “cabeça de empresário”, ou seja, ter a visão sobre o que impediu sua operação de alcançar mais lucros.
Talvez o resultado que impediu de ter eficiência e escala nos lucros possa estar relacionado às metas de vendas ou as metas de despesas, ou ainda, as estratégias não tiveram aderência no atual momento.
Logo você empresário, não deve se conformar com o óbvio e ser um pouco mais curioso para saber se poderia ter sido melhor.
Enfim, o Dono de Posto deve identificar os pontos cegos ou pontos de oportunidades para montar um novo plano que possa eliminar os erros e potencializar o que funcionou muito bem.
Indo para a prática: aponte imediatamente esses erros ou obstáculos e corrija-os substituindo por estratégias que podem mostrar o contrário, às vezes o problema está na abordagem da estratégia e não nos meios para que a mesma funcione. Lembre-se: “os fins não justificam os meios”.
Mas se meu posto foi lucrativo, acima do esperado, devo fazer mudanças? Minha opinião é que a mesma análise deve ser realizada, pois a história de que time que tá ganhando não se mexe, acredito não ser a melhor tática. Temos que estar sempre preparados para mudanças, pois o que é bom para um momento, pode não ser bom em outros.
O jogo empresarial na revenda de combustível é muito dinâmico e muitas vezes não permite erros por um período extenso, causados pela falta de preparo empresarial.
Portanto, sair do campo do conforto é a melhor dinâmica para um empresário. Tente criar estratégias novas e tenha sempre um plano A, B ou C.
O importante é prever algo que possa caminhar para a falta de desempenho em um determinado momento e assim corrigi-los no momento certo.
Como substituir o que não funcionou ou potencializar o que pode ser uma promessa de escala nos lucros?
Após avaliar e apontar o que deve ser mudado é hora de alinhar as metas e responder: “Se não está funcionando algo, o que devo fazer para mudar?” Se questione e busque informações que sustentam uma possível decisão que deverá ser baseada em fatos.
Pode até parecer difícil, mas ter a nobreza de identificar o que não está funcionando e buscar uma solução para aquilo, com certeza já é um aspecto de comprometimento com os resultados e justificará a meritocracia.
Por outro lado, pode haver uma insegurança sobre melhorar aquilo que já funciona certo?
E está tudo bem, porém o incentivo é sempre avaliar o mercado e pensar se realmente essa estratégia vai continuar funcionando. Ou melhor, como agregar valor para essas estratégias que já geram lucros?
Portanto, após identificar a possibilidade de resposta, monte um plano de ação para focar no novo resultado esperado.
Como formatar um plano e colocar em prática?
Neste passo, você pensando como empresário já estabeleceu suas metas para os resultados chaves.
Então agora é hora de exigir mais de você na gestão do seu posto. Saia da cadeira e coloque as ideias para funcionar, “poder de ação” é fundamental.
Momento de acionar a técnica TOP DOWN (significa de cima para baixo). Ou seja, esse plano montado por você deve ser comunicado para seu gerente ou seu subordinado imediato.
Estabeleça as regras do planejamento e instrua para que ele possa retransmitir a sua linha de frente, no caso os frentistas ou vendedores de pista.
Isso é planejamento! As engrenagens devem girar ao mesmo tempo, alinhadas e se ajudando.
Mas de tudo isso, cabe uma ressalva: experimente ousar, porém com riscos devidamente medidos e calculados, ou seja, não corra riscos desnecessários ou imprudentes.
Além disso, entenda que “nenhum plano sobrevive ao campo de batalha", portanto, tenha como dito anteriormente Plano A, B e C e não mude o objetivo caso algo não esteja na rota esperada. Caso isso ocorra, mude o plano e as táticas, pedindo sempre o apoio da equipe envolvida e criando o senso de equipe engajada.
Fica a dica: busque a alta performance sempre!
Até breve.