Marcelo Borja
Graduado em Ciência da Informação com Pós em Gestão de Pessoas e MBA em Administração de Empresas, Marcelo Borja tem experiência na rotina de postos desde 1998.
Recrutamento e seleção é o nome dado ao processo de contratação de novos profissionais. Ele envolve diversas etapas, dentre elas a de entrevista, que é uma das principais, para avaliar se o candidato à vaga atende aos requisitos da função e está alinhado à cultura do Posto ou Loja de Conveniência. Antes mesmo de tratar da importância desse processo vale destacar que o Posto ou Loja deva ter 3 ferramentas ou processos:
Descritivo do Cargo que pretende preencher
Definição do perfil esperado para a função
Mapeamento das competências do(a) novo(a) colaborador(a)
Em nosso curso de Gestão de Pessoas que acontecerá de 23 a 27/10 traremos ferramentas para você implementar no seu Posto estas 3 ferramentas acima.
Qual a importância do processo de recrutamento e seleção?
O capital intelectual do Posto ou Loja de Conveniência, ou seja, os trabalhadores, são os grandes responsáveis pelo sucesso das organizações.
Afinal, ainda que a tecnologia tenha assumido um papel significativo nos resultados, é preciso de gente para manuseá-las e garantir que alcancem o desempenho desejado. Na ponta, quem atende seu cliente na pista ou no balcão da Loja, deve estar alinhado com seus conceitos, seu DNA deve estar o mais próximo possível do seu time.
E não é só isso.
São as pessoas que entregam sua proposta de valor, vendem lubrificantes, oferecem programas de fidelidade e promoções, encontram soluções para os problemas e tomam as decisões necessárias.
Por essa razão, contar com profissionais dentro do perfil esperado, na função adequada, tem impacto positivo sobre o êxito do Posto ou Loja de Conveniência.
E o processo de recrutamento e seleção é responsável por escolher as pessoas de alto rendimento e que farão a diferença na organização
Quais são os benefícios do processo de recrutamento e seleção?
Ao entender a importância do processo de recrutamento e seleção, fica fácil notar os benefícios. Confira só alguns deles:
Redução de custos
Conduzir um processo seletivo consome tempo e, consequentemente, dinheiro.
Por essa razão, quando se tem um processo de recrutamento e seleção bem estruturados, as chances de sucesso são melhores e os custos tendem a ser mais baixos.
Diminuição do turnover
Turnover é o nome dado à rotatividade de funcionários nas empresas. Ou seja, o fluxo de entrada e saída de profissionais. Quanto maior a rotatividade você perde em tempo para treinar novos funcionários, tempo para que o gerente do Posto ou Loja saiam da sua rotina para buscar esta nova pessoas da vaga em aberto e até vendas você perde no Posto e loja, pois leva-se um tempo para que o recebem contratado comece a produzir como os veteranos.
Fortalecimento da cultura organizacional
Quando nos referimos à cultura organizacional, dizemos sobre os valores praticados internamente e a atmosfera do ambiente de trabalho. Ter uma missão, Visão do Negócio e Valores do Posto ou Loja escritos numa parede num quadro bonito não são necessariamente o reflexo da Cultura Organizacional. A maneiro como foi feita a entrevista de emprego, o respeito com os candidatos (tudo isso é avaliado também pelo futuro colaborador)
Assim, é papel do profissional de recrutamento e seleção avaliar se o candidato tem os mesmos princípios da organização. Quando este alinhamento acontece, os dois lados ganham.
Quais são as técnicas de recrutamento e seleção?
Cada empresa pode estabelecer seu próprio fluxo de recrutamento e seleção, considerando todas as técnicas listadas abaixo, apenas algumas ou, ainda, com outras adicionais.
Mas, no geral, os métodos são:
1 - Divulgação da vaga: Consiste em comunicar a abertura da vaga em diferentes canais, a fim de atrair candidatos interessados. Vale reforçar que a indicação de pessoas que já trabalham no Posto ou Loja continua sendo um método eficaz de divulgação da vaga.
2 - Triagem de currículos: Pode ser uma tarefa automatizada ou não, e diz respeito ao trabalho de filtrar os currículos mais compatíveis à vaga em questão. Baseado no perfil definido pelo Posto ou Loja, nesta parte pode-se considerar itens como distância do emprego, experiências anteriores, histórico de trabalho do futuro colaborador
3 - Pré- Entrevista por telefone: O primeiro contato pode ser feito por telefone para entender se o profissional é um candidato potencial para o cargo. Nesse caso é muito mais uma prévia para saber se realmente o candidato tem interesse no trabalho ou se apenas “deixou “o currículo no Posto.
4 - Dinâmicas de grupo: São atividades aplicadas a um grupo de pessoas (os candidatos, no caso) para avaliar aspectos diversos, sobretudo comportamentais. Pode-se convocar 5 ou 6 interessados e aplicar uma dinâmica do tipo “venda este produto para mim” e ter uma mínima noção se os candidatos estão dentro do perfil procurado pelo Posto.
5 - Entrevista individual: Depois da entrevista por telefone e das demais etapas de avaliação (se houver), é marcada uma conversa (até mais de uma) presencialmente. Nesta fase é fundamental ter uma ficha de solicitação de emprego preenchida pelo candidato, ter o currículo recebido e acesso a Carteira de Trabalho Profissional, seja física ou digital para confrontar as informações passadas.
Em nosso Curso de Gestão de Pessoas temos um capítulo inteiro é uma ferramenta de orientação, quase um roteiro de como fazer uma boa entrevista para Posto e Loja de Conveniência.
6 - Proposta de Trabalho: Após selecionar o profissional para ocupar o cargo, é chegado o momento de fazer uma proposta formal com todas as condições estabelecidas para a vaga. Importante deixar claro aqui pontos como benefícios, Normas Internas, atividades esperadas. No caso de escala de 44 horas semanais ou 12X36, deixar claro as questões de feriados e finais de semana (o grande percalço do nosso negócio, seja no Posto ou na Loja de Conveniência)
7 - Contratação: Trata-se da entrega de documentos e assinatura do contrato de trabalho e outros termos relacionados. Reforço aqui a importância de somente contratar alguém após ter em mãos todos os documentos solicitados pela contabilidade e os atestados de saúde exigidos por lei, em hipótese alguma permita que alguém “comece a trabalhar” sem documentação completa entregue ao Posto.
8 - Integração: Também parte importante do processo, baseia-se no acolhimento do novo funcionário na empresa e função. Apresentar o seu ambiente de trabalho, o que fará e os treinamentos que receberá deverão compor os 5 primeiros dias de trabalho. Entrego em nosso Curso de Gestão de Pessoas uma ferramenta do tipo checklist do que fazer com o novo contratado tanto no Posto quanto na Loja nos 5 primeiros dias, faça o nosso curso e comprove....
Ouço muito em minhas palestras a frase: “Gosto de moldar o novo funcionário”, e num tom quase de risada eu questiono: “e se a sua forma for ruim?”
Recrutamento e seleção não são infalíveis, são apenas parte do processo que a meu ver é necessário, mas não tão assertivo como deve ser a Avaliação de Experiência, esse sim é o processo chave da Contratação de Pessoas, mas isso fica para o próximo artigo...
Forte abraço
Marcelo Borja