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Marcelo Borja

Graduado em Ciência da Informação com Pós em Gestão de Pessoas e MBA em Administração de Empresas, Marcelo Borja tem experiência na rotina de postos desde 1998.

10 Passos para uma boa gestão de pessoas em postos de gasolina e lojas de conveniêcia

De cada 10 revendedores e gerentes que converso, todos são unânimes em relatar suas dificuldades com pessoas, especialmente na manutenção dos talentos na sua Loja de Conveniência ou Posto de Serviços.

Ouço com calma para não parecer que já tenho a resposta, mas ela sempre será a mesma resposta: Tenha foco no processo e não nas pessoas. Vou explicar melhor abaixo.

A gestão de pessoas envolve diferentes aspectos e práticas que visam gerenciar efetivamente os colaboradores de um Posto ou Loja, buscando alcançar os objetivos e metas estabelecidas. Algumas etapas e estratégias para fazer uma boa gestão de pessoas incluem:


1. PLANEJAMENTO: Definir as necessidades de pessoal, identificar habilidades e competências necessárias, estabelecer metas e objetivos claros. Nesta parte a grande lacuna ou gap é que muitos postos não têm claro o que esperam dos seus colaboradores, o que dificulta e muito fazer essa gestão. Quando pergunto ao revendedor: você tem um descritivo do cargo de todas as funções do seu Posto ou loja? Você tem definido o perfil que espera para recrutar e selecionar pessoas? Você já definiu as competências que espera do novo colaborador? A resposta é quase sempre a mesma: não tenho ou ainda não fiz isso.

2. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: Realizar processos seletivos eficientes para atrair e contratar os profissionais que melhor se encaixam nas demandas da organização. Precisamos de uma quebra de paradigma nesta parte, abrir a visão e ter um número maior de possibilidades com o recrutamento e seleção. Como ferramenta básica sugiro:

A) Ter ficha de solicitação de emprego para cada tipo de atividade desenvolvida no Posto ou Loja;
B) Aplicar testes e provas aos candidatos;
C) Ter uma entrevista de emprego roteirizada, padronizada para que possa avaliar igualmente todos os candidatos a vagas.

3. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Oferecer programas de capacitação e desenvolvimento para aprimorar as habilidades e competências dos colaboradores, garantindo que estejam aptos a desempenhar suas funções de forma eficaz. Quando ouço a famosa frase: Gosto de candidato sem experiência para eu moldar. Daí eu questiono: e se a sua forma não for boa? Alguns treinamentos como de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Lojas, NR 20 para Postos são treinamentos obrigatórios que deixarão seu Posto e Loja legalmente respaldados, além de ter uma proposta de valor robusta pois seu time irá valorizar isso.

4. GESTÃO DO DESEMPENHO: Estabelecer metas individuais e coletivas, fornecer feedback constante, realizar avaliações de desempenho e promover o reconhecimento e recompensas para estimular a motivação e produtividade dos colaboradores. Em especial na Gestão de Desempenho, hoje sou defensor da Motivação 3.0 onde o prêmio para o atingimento do alvo ou meta é muito mais valioso que dinheiro ou brindes para as pessoas, é o senso de causa, pertencimento. Agora em outubro de 23 a 27 farei um Curso pela Internet de Gestão de Pessoas para Postos e Lojas, onde demonstrarei a você a diferença da Motivação 1.0. 2.0 e o que seria a motivação 3.0.

5. COMUNICAÇÃO EFICAZ: Manter uma comunicação clara e transparente com os colaboradores, promovendo a informação, alinhamento de expectativas e resolução de conflitos. A pergunta que infelizmente quase sempre tem o não em meus bate papos com gestores: Você tem registros de feedback e possui uma ata das reuniões que faz com seu time? Essa falta de processo e documentação na minha opinião deixa a comunicação com lacunas que geram atritos mais adiante.

6. LIDERANÇA: Desenvolver líderes eficientes que inspirem, motivem e orientem suas equipes, promovendo um ambiente de trabalho saudável e estimulante. O que tem de palestra e treinamento para líder não é brincadeira, e por uma razão bem simples: é fácil de falar. Mas a pergunta é, são treinamentos que falam o que fazer ou como fazer? O como fazer é o diferencial, nesse caso acredito muito nos treinamentos de liderança com autorresponsabilidade, onde o exemplo arrasta.

7. GESTÃO DE TALENTOS: Identificar e reter os talentos dentro da organização, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, além de incentivos que recompensem o bom desempenho. Em uma pesquisa recente, 60% das pessoas que saíram de uma Rede de Postos o fizeram não por salários ou falta de benefícios, mas sim pelo Clima Organizacional pesado e sem liderança. Tem uma linha de Gestão de Postos e Lojas que foca nas metas, acreditando (de maneira errada a meu ver) que pagar comissão basta. Isso é pensamento ultrapassado e precisa ser revisto urgentemente.

8. CULTURA ORGANIZACIONAL: Promover e fortalecer uma cultura organizacional que valorize e respeite os colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho inclusivo, diversificado e seguro. Para ter esta Cultura Organizacional é fundamental começar de cima, onde a área estratégica da empresa deve definir a Missão, Visão e Valores do Posto e Loja, que serão não somente colocados em um quadro bonito na parede, mas sim vivenciados pelos Gestores, dando exemplo aos seus liderados.

9. GESTÃO DE CONFLITOS: Saber lidar com os conflitos que possam surgir entre os colaboradores, buscando soluções pacíficas e equilibradas. A convivência entre pessoas é mais que uma arte, é um desafio! A gestão de conflitos é um processo complexo que envolve a identificação, análise e resolução de divergências entre indivíduos ou grupos. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar na gestão de conflitos:

1. Compreenda a raiz do conflito
2. Encontre interesses comuns
3. Busque a mediação
4. Aprenda com o conflito
5. Mantenha a calma

10. FEEDBACK E ENGAJAMENTO: Estabelecer canais de comunicação para receber e dar feedback, bem como promover o engajamento dos colaboradores, envolvendo-os nas decisões e processos da organização. Quero deixar aqui o conceito de engajamento: é o nível de envolvimento e interação que uma pessoa tem com determinada atividade, causa, ou com outras pessoas. Ou seja, o quanto seu vendedor ou vendedora de Pista e Loja estão comprometidos com seu negócio. O feedback é na minha opinião a melhor ferramenta para conseguir-se o engajamento do seu time, pense nisso.


Curso de Capacitação Profissional

É importante ressaltar que a gestão de pessoas é uma prática contínua e dinâmica, que requer adaptação e atualização constante para atender às novas demandas do mercado e das equipes de trabalho.

Estaremos agora em outubro do dia 23 a 27 promovendo o primeiro curso do Brasil voltado para Gestão de Pessoas para Postos e Lojas, vai acontecer de segunda a sexta em 3 horários para você escolher: manhã, tarde ou noite. Lembrando que pela nossa parceria, cliente webPosto pagará somente metade do valor.

As inscrições começarão dia 20/09 não perca!