Vantagens do GNV e como adequar o seu posto e veículo
Com o preço dos combustíveis nas alturas, de uma coisa é fato: o GNV (Gás Natural Veicular) tem ganhado cada vez mais popularidade entre os motoristas. Portanto, a adequação de veículos a esta modalidade de abastecimento também cresceu. Somente no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de 15% no volume de instalações de kit gás em carros pelo país.
Essa é uma excelente notícia! Afinal, com a popularização do formato de abastecimento, cria-se uma excelente oportunidade de aumentar as vendas no seu posto. Continue a leitura e entenda as vantagens do GNV e como adequar o seu negócio a ele.
Antes de mais nada…
…o que é o GNV? O Gás Natural Veicular é o combustível mais puro encontrado nas bombas dos postos e é também um dos mais baratos. O combustível é encontrado nas mesmas jazidas do petróleo. Após isso, ele é encanado e enviado diretamente para as distribuidoras – o que dificulta, portanto, a adulteração do produto.
Principais vantagens do GNV
Além do preço que já é um grande atrativo, o gás veicular emite menos poluentes e é mais difícil de adulterar que os combustíveis líquidos, por exemplo. Outro ponto super vantajoso é que ele rende mais que os combustíveis líquidos.
Quando comparamos o GNV com a gasolina e o etanol, por exemplo, a economia é gigantesca! Em média, ele tem uma autonomia maior de 57% mais que o primeiro e 62% a mais em relação ao o segundo – os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (ABEGÁS).
Como resultado, valores que, ao final do mês, fazem uma diferença gigante para o motorista.
Cuidados na adequação do veículo
Apesar das economias que o gás veicular traz aos consumidores, a atenção deve ser redobrada na hora de instalar o kit no veículo. Logo, procure uma oficina autorizada para o serviço. No site do Inmetro você consegue achar todos os estabelecimentos licenciados pro estado. Clique aqui e descubra.
O investimento no kit pode chegar até R$6.000,00 dependendo do veículo. Apesar do valor um pouco salgado, é possível sentir o retorno dele em poucos meses. Outro ponto super positivo, por exemplo, é que qualquer veículo com sistema de injeção eletrônica ou carburador pode instalar o kit.
Documento do carro regularizado
Antes de instalar o kit gás no veículo, é necessário que o motorista solicite a autorização no Detran do seu Estado, pois somente com ela é possível fazer a intervenção. Depois de instalado, é necessário fazer a inspeção dos cilindros em um local autorizado pelo Inmetro.
Sendo aprovado, o motorista receberá um certificado e um selo de segurança do órgão. Por fim, é possível emitir um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo).
Cuidados no Abastecimento
Ao contrário do que se pensa, o abastecimento a gás é bem seguro. Apesar disso, é necessário cumprir algumas regras. Dentre elas verificar a pressão de abastecimento do posto. Afinal, pressões muito altas podem reduzir a vida útil dos seus cilindros.
A resolução da ANP nº34 de 26/12/06 afirma que é obrigatório que o posto de combustível informe de maneira clara ao seu consumidor a pressão máxima aplicada nos abastecimentos no local.
Outro ponto importante na hora de abastecer é desligar e sair do veículo e evitar fumar ou acender isqueiros ou fósforos no local.
Como adequar o meu posto?
Comercializar o GNV no seu posto não é uma tarefa simples! Antes de mais nada é necessário verificar se a concessionária estadual de gás atende a sua região. Portanto, entre em contato com a prefeitura de seu município para averiguar a possibilidade.
Para localidades onde não existem gasodutos ou processos de expansão da rede é possível trilhar outro caminho. O seu negócio pode ser reabastecido com carretas de gás natural comprimido – o famoso GNC. O Gasoduto Móvel permite atendimento em localidades isoladas e representa uma alternativa para aqueles postos que querem expandir os negócios. Dessa forma, procure uma distribuidora autorizada na sua região.
O BNDES oferece um financiamento especial para estabelecimentos que querem implantar ou expandir/modernizar os serviços de distribuição de gás natural para veículos. Para saber mais, acesse este link e confira as informações.
E aí, animados para se adequar a esta modalidade de abastecimento? Para saber mais sobre este e outros assuntos, não se esqueça de nos acompanhar em nosso Instagram e Facebook.