Tudo sobre o GNC: O novo combustível do mercado
Não adianta! Os combustíveis são sempre uma preocupação para os motoristas. Portanto, quem depende dos automóveis para ganhar dinheiro, acaba recorrendo ao GNV (Gás Natural Veicular) para tentar baratear os custos. Mas uma nova opção pode fazer a diferença para motoristas e revendedores.
Vamos aprender um pouco mais sobre essa novidade? Continue a leitura e entenda as principais características do GNC e como ele pode, afinal, ser lucrativo para o seu negócio.
GNC x GNV – Qual a diferença?
Para muitos, GNC e GNV podem soar semelhantes, mas suas diferenças são cruciais. Conhecido também como “gás verde” o GNC (Gás Natural Comprimido) é extraído de matérias orgânicas, compostagens, bagaços cana de açúcar e de aterros sanitários, por exemplo. O modelo de combustível é mais seguro que seu “adversário” o GNV. Por ser mais leve que o ar, em caso de vazamento, ele se dissipa com mais rapidez. Fator este que diminui os riscos de explosão e incêndio.
Já o GNV é composto basicamente de metano, ou seja, um combustível de origem fóssil e extraído diretamente das jazidas de petróleo. Ele pode ser comprimido até 200 vezes o seu volume original para ser transferido para os cilindros de armazenamentos.
Quais os benefícios do GNC?
Um ponto importante é a segurança. Enquanto o álcool se inflama a 200ºC e a gasolina a 300ºC, o GNC precisa ser sujeitado a uma temperatura superior a 620ºC para entrar em combustão. Também é possível observar os seguintes benefícios:
Menor Emissão de Poluentes: O GNC é uma alternativa mais limpa, emitindo menos poluentes nocivos ao meio ambiente. Isso contribui para a sustentabilidade e alinha-se às crescentes preocupações com a ecoeficiência.
Manutenção Reduzida: Os motores movidos a GNC geralmente experimentam menos desgaste, resultando em custos de manutenção mais baixos a longo prazo. Além disso não é preciso instalar nenhum tipo de equipamento diferenciado para utilização do combustível. O kit gás utilizado pelo GNV pode ser reaproveitado no abastecimento do biogás.
Independência Energética: Como o GNC pode ser produzido localmente, ajuda na redução da dependência de combustíveis importados, proporcionando uma maior independência energética.
Tendência de mercado
Com a crescente conscientização ambiental e a busca por alternativas mais econômicas, o GNC está, de fato, surgindo como uma tendência no mercado de postos de combustíveis. O novo combustível já deslanchou no mercado, mas são poucos os estabelecimentos que fazem os abastecimentos por biogás. Caso o seu posto possua estrutura de armazenamento de GNV é hora de se mexer!
Procure os seus representantes e veja a possibilidade de adequação do combustível no seu negócio. Aproveite e saia na frente da concorrência!
Aplicativos que fazem a diferença
E se você é consumidor e tem dificuldades em achar postos na sua região que trabalhem com abastecimento a gás, saiba que existem ferramentas no mercado que podem te auxiliar na procura.
Um deles é o GNV Brasil, que fez um mapeamento completo de todos os estados brasileiros que possuem postos com abastecimento a gás no mercado. Já o GassPass, além de te mostrar os postos, também te mostra os preços praticados nas bombas.
O GNC representa uma mudança significativa no cenário dos postos de combustíveis, oferecendo benefícios econômicos e ambientais. À medida que a conscientização sobre sustentabilidade cresce, o GNC se destaca como uma alternativa promissora e uma tendência a ser acompanhada no mercado de combustíveis. Este é o momento perfeito para os postos de combustíveis se adaptarem e oferecerem aos seus clientes uma opção mais eficiente e sustentável.
E aí, interessado neste novo modelo de combustível? Não se esqueça de conversar com seus representantes para se adaptar a novidade do mercado. Para ficar por dentro de todas as novidades do mercado, nos siga no Instagram e Facebook.