Saiba como aplicar a gestão ambiental no seu posto
A preservação do meio ambiente é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea. Neste cenário, todo tipo de negócio deve desempenhar um papel ativo nesta luta, especialmente aqueles que provocam impactos na natureza.
É o caso dos postos de combustíveis, que possuem uma atividade potencialmente poluidora. Mas o que o seu posto pode fazer pelo meio ambiente? Simples: a implementação de uma gestão ambiental. Quer saber como aplicá-la no seu posto? Nós vamos te explicar neste artigo!
Por que aplicar uma gestão ambiental em meu posto?
A gestão ambiental em um posto de combustível tem como dever a redução das possibilidades de impacto ao meio ambiente, aliando desenvolvimento econômico com uma política de racionalização do uso dos recursos naturais.
Entendendo os possíveis impactos
Em primeiro lugar, para a plena efetivação de uma política ambiental, é preciso entender quais são os possíveis impactos que o seu posto de combustível impõe à natureza.
Um dos riscos ambientais está no derramamento dos combustíveis e seus derivados, que pode contaminar o solo afetado e chegar aos lençóis freáticos, o que impactaria diretamente na qualidade da água consumida por quem vive nas redondezas.
A emissão de substâncias químicas é outra preocupação, já que causa uma evidente piora na qualidade do ar respirado. Mas há ainda outros riscos ambientais a partir da atividade do seu estabelecimento. Alguns exemplos:
- Explosões ou incêndios causados pelo manejo incorreto de produtos químicos, o que pode causar até vítimas fatais;
- Vazamentos de tanque;
- Elevado consumo de água para lavagem dos automóveis;
- Destinação dos efluentes líquidos;
- Geração de resíduos em locais inapropriados;
- Poluição sonora a partir de ruídos.
Atuação da gestão ambiental
Antes de falar efetivamente das medidas, é necessário ressaltar que a sua equipe de funcionários também deve estar engajada na responsabilidade ambiental. Isto é, seus colaboradores precisam ser treinados, de forma que se conscientizem dos riscos e das melhores práticas para evitar qualquer tipo de ação poluidora.
Dito isso, a prioridade nesta gestão é desenvolver um plano de contingências para acidentes, já que o manejo de produtos inflamáveis envolve grandes riscos e é preciso saber como agir em uma emergência. Para isso, siga as diretrizes da Resolução 273 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
No mais, há outras medidas a serem tomadas, como a requisição de um local apropriado para a deposição de resíduos como óleo de motor, fluido de freio, embalagens de óleo, entre outras possibilidades.
Não obstante, também é necessário definir a destinação dos efluentes líquidos (resultado da lavagem de veículos e do pátio), o que também pode depender da legislação de cada estado/município. Lembrando que esses efluentes devem passar por uma caixa de areia para a retirada de sólidos e por uma caixa separadora de água e óleo.
Além disso, faça uma vistoria periódica de possíveis vazamentos nos tanques e conexões e também de medidas preventivas contra incêndios e explosões. Seguindo estes passos, o seu posto de combustível terá uma gestão ambiental efetiva. O meio ambiente agradece!
Agora que você já compreendeu a importância dos postos de combustíveis para a preservação do meio ambiente, assine a nossa newsletter e receba mais artigos exclusivos!