Principais mudanças que o “novo normal” trouxe para os postos de combustíveis!
Nada será como antes. O momento único que vivemos com a pandemia da Covid-19 e o isolamento obrigaram as pessoas e os negócios a se reinventarem. Com uma visão otimista é possível ver que não há nada de errado com isso. Vivemos na era da inovação, e agora mais do que nunca precisaremos nos adaptar.
Não podemos deixar de salientar que uma atenção especial precisa ser dada ao chamado ‘novo normal’ que continuará trazendo mudanças para todos os negócios e isso inclui os postos de combustíveis.
As adaptações começaram já há algum tempo, mas como elas agora farão parte do nosso cotidiano precisamos adotar novas práticas. Confira quais mudanças não podem faltar no posto de combustíveis para passar por esse “novo normal”.
O que é o “novo normal”?
No dicionário a palavra normal se refere ao que é comum, norma, regular, usual. E o novo normal continua tendo também esse significado, mas com conceito voltado para a nossa segurança. O objetivo é proteger a todos do contágio, por meio de ações diárias que exigem o cuidado redobrado.
Se antes da pandemia você não precisava lavar as mãos a todo momento ou usar o álcool gel após atender um cliente, isso mudou! Atender ao consumidor estando bem próximo dele também era normal, agora precisamos manter uma distância segura, além da adoção de muitas outras medidas.
O dia a dia do posto com o ‘novo normal’
As medidas de segurança são essenciais, a fim de continuarmos os nossos relacionamentos pessoais e empresariais. Confira algumas ações para melhorar essa relação e, principalmente, garantir a sua saúde, dos seus colaboradores e clientes.
Higiene e segurança
São medidas simples, mas que surtem efeito. Por isso, adote e conscientize sua equipe sobre a necessidade desses hábitos diários em casa, no trabalho e também nas outras atividades do cotidiano.
- Álcool gel: Não pode faltar e é fundamental para esterilizar mãos, equipamentos de trabalho, máquinas, cartões e bombas.
- Máscara: a troca deve ser feita a cada duas horas, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
- Desinfecção da loja: O fluxo de pessoas na loja obriga a desinfecção com maior frequência.
- Distanciamento: Seja na loja de conveniência, que também tem um número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo a depender do espaço, ou nas outras áreas do posto é importante manter a distância, ao menos 1,5 metro, entre as pessoas.
- Pagamento sem toque: Oriente os seus colaboradores a oferecerem ao cliente o pagamento com cartão por aproximação, sem precisar digitar a senha. É bem mais seguro.
Uma nova experiência
Todos nós sabemos que quando se trata de preço de combustíveis, o cliente busca o menor. Mas não é só isso que faz ele se tornar assíduo. Tem também a percepção ou experiência, como falam os especialistas.
Com a pandemia o segredo está em mostrar que o seu posto pensou nele, cliente, e no colaborador. Para isso, adotou medidas de segurança preconizadas pelas autoridades de saúde. Que tal sinalizar as medidas adotadas? Instale placas em pontos estratégicos.
E como as pessoas querem circular menos e reduzir o tempo que ficam na rua é importante se diferenciar. Coloque-se no lugar do cliente e imagine o que gostaria de encontrar de produtos e serviços em um único lugar.
Na pista, vale ter de acessórios, como paletas, protetor solar até fluidos. Ao longo do tempo, você e sua equipe conseguirão ver o que tem mais saída e o que os clientes querem mais. E assim, você já agregou valor ao seu posto.
Equipe motivada
Como seria ser atendido por um frentista de mau humor e com medo de contrair a Covid-19? Nada bom, certo? Mostre ao seu colaborador o quanto ele é importante para o funcionamento do posto e o quanto esse é um serviço essencial.
Invista em treinamento, forneça a segurança com adoção de EPI´s – uniformes, viseiras, luvas, máscaras. Oriente para manterem a distância entre eles e também do cliente. Apresente os diferenciais do posto neste momento. Crie desafios e mostre que sem eles, o posto não funcionaria.
Para te ajudar, clique aqui neste e-book sobre “Como planejar a escala de trabalho dos frentistas nos postos de combustíveis”.
Inovação
O posto de combustíveis pode ser muito mais do que apenas o local para abastecer o veículo. E quem apresenta diferenciais sai na frente e ganha o consumidor.
Ter parceiros de serviços, como barbearia, salão de beleza, restaurante ou lanchonete possibilita uma experiência diferenciada, além de mais comodidade. Afinal ninguém quer ficar circulando por vários lugares diferentes quando pode encontrar tudo em um único lugar.
E não poderíamos deixar de dizer que a inovação também deve ser adotada na hora de fazer a gestão do negócio. Reúna todas as soluções em um único sistema. Com uma visão geral é possível ter a certeza de como prosseguir com ótimos resultados para seu posto de combustíveis.
E então, está pronto para encarar esse ”novo normal”? Se precisar de mais informações sobre como fazer a gestão do seu negócio, continue lendo o nosso blog e assine nossa newsletter para receber tudo no seu e-mail.