Por que devo me preocupar com a qualidade do combustível do meu posto?
A qualidade do combustível em um posto de gasolina é algo que vai muito além de oferecer um bom produto. Manter as especificações corretas na composição dos combustíveis é estar de acordo com a lei. Isso produz grandes impactos para com o seu cliente, que procura sempre locais de confiança para abastecer o carro.
Ao mínimo sinal de que um combustível é adulterado, o consumidor normalmente procura afastamento do estabelecimento em questão. As consequências para o carro são péssimas e um atalho que poderia ser fonte de lucro e economia para o dono do posto se transforma em grande prejuízo.
A seguir, selecionamos várias informações relacionadas à importância da qualidade do combustível. Confira!
O que significa um combustível de qualidade?
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é o órgão responsável por estabelecer parâmetros de composição para os produtos nos postos de gasolina. Infelizmente, há uma prática ilícita chamada de “batizar” o combustível a qual busca render o produto e vender mais.
É comum também que seja vendido um produto no lugar de outro, por exemplo, o etanol anidro (próprio para mistura em gasolina) como se fosse o etanol hidratado adequado ao abastecimento puro. Quando misturado em água, em proporções incorretas de etanol, entre outros, o produto oferece perigos aos veículos e podem provocar prejuízos aos consumidores.
O impacto disso para proprietários e clientes dos postos
O que torna uma empresa líder no mercado é a junção de diversos aspectos, bom atendimento, bons preços, produto de qualidade, profissionalismo, entre muitos outros. Não adianta possuir o melhor preço, atendimento de ponta, se o seu produto carrega esse tipo de irregularidade, como alterar a composição.
Para os clientes, um produto de má qualidade pode comprometer o funcionamento do motor. É inclusive fácil de detectar esse tipo de situação, pois quanto mais gasolina batizada, maior a frequência de falhas na hora de dar a partida. O seu cliente percebe os prejuízos causados e não retorna ao mesmo posto de combustível.
Sob a perspectiva do proprietário do posto, o que parece ser uma forma de aumentar os lucros pode causar o efeito contrário. Pode acontecer não apenas a baixa busca pela clientela, como também denúncia e punição por órgãos de fiscalização.
Além disso, não basta apenas garantir que o produto esteja em sua formulação correta, também é preciso prezar por qualidade acima da média. O posto de gasolina precisa atrair o cliente por sua postura ética e também pela qualidade de seus produtos e serviços.
Viu como é importante manter a qualidade do combustível no seu posto? Você deve se preocupar e muito com isso, pois com a quantidade de postos existentes no mercado, é comum que aquilo que deixa o estabelecimento a desejar seja o suficiente para ficar para trás.
Fique atento a resposta dos seus clientes e acompanhe de perto o produto que seu posto está disponibilizando. Dê preferência também à ética, rejeitando qualquer possibilidade de enganar a sua clientela.
Gostou do artigo? Cadastre-se agora mesmo em nosso site e receba nossos conteúdos em primeira mão!