PIX: Como vai funcionar no meu posto de combustível?
O PIX já virou realidade e chegou com o intuito de otimizar a rotina de todo mundo. O novo modelo de pagamento desenvolvido pelo Banco Central efetua transações 24 horas por dia, 7 dias por semana – mesmo nos feriados. Legal, não é mesmo? E sabe o melhor? As transações são instantâneas e caem na conta em até 10 segundos!
Quem tem interesse em utilizar o serviço, é necessário cadastrar uma Chave Pix em seu internet banking, ela funciona como a identificação do usuário. Cada pessoa física pode ter até cinco chaves e contas de pessoa jurídica até 20.
Agora com o formato de pagamento digital cada vez mais popularizado fica a dúvida: como adaptar o meu posto de combustível a essa nova realidade? Quer saber como? Então continue a leitura!
Como usar o PIX no meu Posto?
Para que você não tenha dores de cabeça com a utilização do PIX, o QRCode é uma excelente pedida! Você pode usar duas opções de código no seu negócio. Veja a seguir:
Pagamento facilitado por QrCode
Utilize o QRCode estático, ou seja, o mesmo código para várias transações. Nessa modalidade é possível inserir o valor que será pago na hora.
O outro modelo é o QRCode dinâmico, onde é criado um código exclusivo para cada transação. Ele é gerado por sistema, então é necessário contar com um software próprio para usar essa facilidade.
Assim, quando o cliente for pagar a conta, ele consegue fazê-la rapidamente escaneando o código pelo celular. Tudo sem nem precisar sair do carro. Bem simples e prático, viu?
SAIBA MAIS:
Carteiras digitais: quais as vantagens para o posto de combustível
Vantagens de oferecer diferentes formas de pagamento no posto de combustível
CASHBACK: Fidelize clientes com esta modalidade de pagamento
PIX Saque e PIX Troco
Só para se ter uma ideia, de acordo com o Banco Central, as transações por PIX no terceiro trimestre de 2021 equivaleram a mais de 80% dos pagamentos feitos tanto por meio de cartão de débito, quanto de crédito. Com a popularização do formato, novas modalidades foram inclusas no PIX, como o modelo saque e troco.
No PIX Saque o cliente pode sacar dinheiro direto no caixa do estabelecimento. Já no PIX Troco, ao pagar por um produto, é possível fazer um PIX em valor maior do que o consumido e receber em espécie o valor restante. Veja como funciona:
A ideia é que com a nova modalidade de saque, a população diminua a necessidade de uso de caixas eletrônicos. Entretanto, a nova modalidade só funciona em estabelecimentos que quiserem habilitar a função.
Caso você queria aceitar apenas uma das novas modalidades, é possível adequar o seu negócio. Por exemplo, ofertando apenas o PIX Troco e não aceitando o PIX Saque. Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo completo.
Um sistema de gestão faz a diferença
Para que você não tenha dores de cabeça na hora de gerenciar as transações, um sistema de gestão adaptado a esta modalidade de pagamento vai fazer a diferença. O webPosto é assim!
O nosso sistema é homologado ao PIX e as principais carteiras digitais do mercado. O seu cliente vai poder efetuar os pagamentos de forma bem simples pelo PDV móvel ou fixo e, também, pelo App webPosto PAY pelo celular ou tablet.
Dinheiro na conta sem complicações
Assim que a compra por PIX é finalizada, o pagamento é enviado diretamente para o seu retaguarda, sem a necessidade do seu operador lançá-lo no sistema. Além disto, com o nosso sistema integrado, as vendas realizadas pelo PIX e pelas carteiras digitais, então extingue-se a necessidade de conferência nos portais dessas carteiras.
Outro ponto positivo é que, ao contrário de outros sistemas, no webPosto o dinheiro cai direto na sua conta do seu posto. E é possível conferir de forma clara os pagamentos no formato por frentista, hora, nome do pagador, entre outros. Quer saber mais sobre as otimizações que podemos fazer do PIX no seu negócio? Então clique aqui e agende uma demonstração com nosso time de especialistas.
Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.