O papel do gerente nas finanças dos postos de combustíveis
O papel do gerente há muito tempo deixou de ser uma “mera” fiscalização no andamento do serviço de uma determinada empresa.
Nos dias de hoje, o gerente assume a função de um gestor e para um posto de combustível. Além disso, ele pode e deve fazer toda a diferença nas finanças.
Papel do gerente nas finanças dos postos de combustíveis
Antes de qualquer outra função, é fundamental que o gerente do posto seja o braço direito do dono. Muito além de coordenar uma equipe para um bom atendimento, o gerente precisa estar atento às finanças.
Para gerir este papel com precisão, é preciso dominar noções de administração e entender o fluxo de caixa.
Com a qualificação necessária, o gerente contratado pode melhorar não só as finanças do posto. Da mesma forma, prestar um bom atendimento ao cliente e tornar a experiência de trabalho dos colaboradores muito mais eficiente.
Impacto da figura do gerente no fluxo de caixa
Fazer o fluxo de caixa é uma das funções mais importantes que um gerente possui. É nele que saem o pagamento de contas e salários e também serve para acompanhar a margem de lucro do posto.
Essa margem de lucro será essencial para decidir as melhores ações para conter gastos ou novos investimentos para melhorar o atendimento ao cliente.
O fluxo de caixa requer atenção e experiência profissional, de modo a evitar erros que possam comprometer o orçamento do posto.
Uma boa gestão de fluxo de caixa pode fazer o posto de gasolina sobreviver à crise de paralisia financeira, como é o caso da pandemia de Covid-19, sem precisar adotar medidas drásticas de demissão em massa pela baixa arrecadação diária.
O gerente e as finanças da loja de conveniência
Caso o posto tenha uma loja de conveniência que não seja terceirizada, a figura do gerente precisa tomar a frente na supervisão. Com por exemplo: pedidos, controle de estoque e o recebimento de novas mercadorias.
Além disso, o gerente precisa estar sempre em comunicação com os colaboradores para impulsionar um melhor atendimento aos clientes da loja e o bom funcionamento da mesma.
O bom controle das planilhas faz a diferença na saúde financeira do posto de gasolina ao final do mês e evita desperdícios com mercadorias que podem não vender tão bem quanto o esperado.
Qualidade dos combustíveis
O controle de qualidade do combustível recebido pelo posto de gasolina também é uma função do gerente.
Estar atento às normas de qualidade do produto e comprar apenas de distribuidores autorizados, fazem a confiança do cliente crescer.
Em um mercado em que os preços não mudam tanto, a fidelização desses clientes é fundamental. Portanto, precisa ser a peça-chave para o sucesso econômico do posto de gasolina.
Além de oferecer um combustível de alta qualidade, a relação do gerente com os colaboradores precisa ser praticada para que se conquiste um nível de excelência das relações pessoais.
Acesse nosso site e faça seu cadastro para receber mais notícias do setor de combustíveis e fique por dentro de tudo que acontece.