Monitoramento Volumétrico de Combustíveis: entenda como funciona!
Você já ouviu falar no Monitoramento Volumétrico de Combustíveis? Se você é gestor de um posto de combustível, é provável que sim. Tópicos como gestão ambiental, otimização dos serviços operacionais e transparência de uma forma geral transformaram-se em uma necessidade cada vez maior dos postos, sobretudo para conquistar a credibilidade do consumidor.
De uma forma ou de outra, o MVC contribui exatamente para favorecer essas necessidades. E, se você ainda não conhece por inteiro as possibilidades desse equipamento, nós vamos te mostrar como esse sistema funciona e sua aplicação para favorecer o seu negócio. Confira:
O que é o Monitoramento Volumétrico de Combustíveis?
O chamado Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC) é uma peça que tem a capacidade de fazer a medição dos tanques revendedores, realizar o monitoramento ambiental e compartilhar essas informações com os servidores de fiscalização fazendária e ambiental.
O sistema se alinha às necessidades do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), já que as funções de medição e monitoramento ambiental são de competência do Estado.
Em alguns locais, como Santa Catarina, o MVC é obrigatório. No Ceará, um projeto pela obrigatoriedade do sistema tramita na Assembleia Legislativa desde o final de 2018.
A importância do MVC
Como principal característica, o Medidor Volumétrico de Combustíveis captura automaticamente as informações ambientais e de volume dos combustíveis existentes nos compartimentos de estocagem e envia as informações às Fazendas.
O equipamento também permite diagnósticos que agilizam a solução de problemas. Neste sentido, a grande preocupação é por conta dos vazamentos, que, além de trazerem grandes prejuízos para o seu negócio, provocam danos ambientais. Com o MVC você tem acesso a todos os relatórios de monitoramento ambiental.
O banco de dados com informações sobre medição pode ser armazenado pelo MVP por um período superior a cinco anos, totalmente protegido por quedas de energia, troca de bateria ou atualizações de software.
O Medidor Volumétrico de Combustíveis também pode ser entendido como uma vantagem competitiva. Isto porque seus recursos permitem ampliar o acesso às informações de gestão de estoque. Isso significa que é possível configurar um alerta de recompra, evitando que o seu posto perca vendas por falta de combustível.
Por fim, a utilização do Medidor Volumétrico de Combustíveis também combate as irregularidades nas bombas de combustível. Comercialização de produtos adulterados e a sonegação de impostos. Por isso, há uma tendência natural para que a Secretaria da Fazenda de cada estado exija a utilização do equipamento, facilitando a identificação dessas fraudes.
Barreiras impostas
O grande empecilho até o momento para a instalação do Medidor Volumétrico de Combustíveis é o seu alto custo. Atualmente, existe apenas um fabricante autorizado da peça.
Em Santa Catarina, onde o MVC já é obrigatório, o Estado oferece que metade do valor do equipamento seja estornada como desconto no ICMS presumido.
De qualquer forma, é importante ter em mente que o MVC gera credibilidade para a clientela, já que mantém o seu posto livre de qualquer irregularidade, além de facilitar a otimização dos processos internos.
Gostou das dicas? Cadastre-se em nosso site e receba mais conteúdos exclusivos!