Marketing Promocional: Como aplicar no seu posto de gasolina?
É provável que já tenha ouvido falar por aí a respeito do marketing promocional, mas será que sabe como aplicar essa solução em seu posto de gasolina?
Bem que desconfiávamos! Mas não se preocupe, estamos aqui justamente para te dar algumas dicas incríveis que vão, sem dúvida, garantir que consiga aplicar essa estratégia de modo eficiente e assertivo ao seu negócio.
Antes, que tal entendermos melhor o que é marketing promocional?
Afinal, o que é marketing promocional?
De acordo com a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), o marketing promocional é a atividade de divulgação aplicada aos produtos, serviços ou marcas, intentando, com isso, alcançar os objetivos de uma empresa, que podem ser vários, a depender de seus interesses — aumento das vendas, promoção de ideias culturais e sociais, fortalecimento da marca no mercado etc.
Segundo os especialistas, o marketing promocional é composto por um mix de várias ferramentas e técnicas, que inclui, por exemplo:
Propaganda
Utilizam-se os meios de comunicação tradicionais, como a TV, site, outdoors, entre outros canais, para divulgar serviços, produtos e ideias.
Relações públicas
É comum utilizar as relações públicas para cuidar da responsabilidade social e cultura da empresa, bem como da assessoria de imprensa. Tal atividade tem cunho mais social do que econômico, ou seja, tem um maior compromisso com o lado social da organização, deixando de lado — sem, entretanto, deixar de considerar sua contribuição — aspectos relacionados ao econômico.
Marketing direto
Estratégia que possibilita que a empresa consiga estabelecer uma comunicação dirigida com os seus diversos públicos, utilizando, para isso, canais como e-mail, telefone e cartas, por exemplo. Difere dos instrumentos massivos, como a TV, que atinge a todos.
Marketing digital
É uma das estratégias mais utilizadas atualmente. Consiste em adotar ferramentas e técnicas para potencializar a presença de uma marca no ambiente digital, bem como aumentar suas vendas.
Como aplicar o marketing promocional ao posto de gasolina?
Existem inúmeras maneiras de aplicar o marketing promocional ao seu negócio. A seguir, confira algumas:
Crie perfis nas redes sociais
Criar perfis nas redes sociais, como Facebook e Instagram, pode ajudar o seu posto de gasolina na divulgação de serviços (automotivos, por exemplo) e produtos (gasolina, diesel, etanol etc.), bem como de ideias que apoia. Mas não só isso, vale dizer.
Além disso, nas redes sociais, a sua marca pode ganhar autoridade e visibilidade, alcançando assim uma boa quantidade de clientes em potencial.
Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo se tornou uma ferramenta importante para o marketing promocional. Ainda que ele não tenha uma relação direta com a divulgação de produtos ou serviços, colabora para agregar valor à marca, bem como aos itens que ela oferece.
Os consumidores, em geral, não querem apenas comprar o produto ou serviço, mas buscam entender a importância deles em sua vida, bem com sua utilidade. Nesse sentido, o marketing de conteúdo se torna uma peça fundamental nesse processo.
Aposte em e-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente estratégia de marketing de promoção que pode garantir que a sua marca se comunique diretamente com os seus leads — perfis criados para representar os públicos que ela possui — e, assim, consiga alcançar seus objetivos.
O e-mail marketing é uma das etapas de estratégia de venda de uma empresa. Depois que ela retém os leads, passa a se comunicar com eles enviando e-mails oferecendo seus produtos ou serviços, aumentando assim as suas oportunidades de negócios e, consequentemente, seu poder de venda.
Então, agora que sabe o que é marketing de promoção e conhece algumas técnicas para utilizá-lo, o que está esperando para colocar o que apresentamos aqui em prática? Faça isso e veja a sua empresa vender muito mais!
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