Inovação como diferencial competitivo para o seu posto de gasolina
Há alguns serviços no mercado que, de modo geral, se distanciam da concorrência unicamente por questões funcionais, como o preço. Os postos para abastecimento de combustível costumam ser encarados desta forma. Para o cliente é o famoso serviço “tanto faz”, onde o preço baixo se torna o único fator decisório. É por isso que vale a pena utilizar a inovação como diferencial competitivo para o seu posto de gasolina.
Com isso, podemos quebrar uma percepção unânime entre o grande público: a ideia de que todo posto de gasolina é igual. Um espaço mais funcional e com elementos para melhorar a atração do público são formas de se deixar a concorrência para trás. Sobretudo porque desta forma você estará alimentando a fidelização, algo pouco frequente neste tipo de negócio.
Neste sentido, o posto deve ser entendido como um espaço multifuncional, que não oferece apenas combustível. A apresentação de produtos e serviços precisa ser diversificada, ainda que dentro deste novo paradigma o carro ainda seja importante. É por isso que aproveitar o espaço para oferecer cuidados para os automóveis, por exemplo, é uma boa ideia. Confira outros diferenciais.
Inovação como diferencial competitivo para o seu posto de gasolina em exemplos práticos
• Loja de conveniência e banco 24h
Este é o caminho mais simples para resolver a questão do multifuncionalismo de um posto de gasolina. Uma loja de conveniência atende necessidades de clientes que abastecem durante viagens ou tarde da noite. Oferecer lanches e bebidas atrai estas pessoas para o estabelecimento. Um banco 24 horas é uma conveniência a se somar à anterior. Esta presença serve até mesmo de incentivo ao consumo na loja do posto.
• Oficina
Na correria da vida moderna, é comum que os proprietários de veículos automotivos acabem se esquecendo da manutenção. É por isso que oferecer alguns serviços voltados para este fim ajuda a ganhar pontos com os clientes. Verificação do óleo, calibragem de pneus, lavagem, são praticidades a ser oferecidas para o consumidor – coisas que seguramente contarão como diferencial para o seu negócio, por exemplo.
• Parcerias
Parcerias também podem se mostrar especialmente frutíferas para atrair clientes. Neste contexto a inovação como diferencial competitivo para o seu posto de gasolina pode surgir em clubes de fidelidade. Mediante o acúmulo de pontos descontos podem ser oferecidos em serviços parceiros, como farmácias. O mesmo sistema pode ser aplicado a novos abastecimentos ou então às compras feitas na loja de conveniência do posto.
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Fidelidade, inovação no atendimento e pagamentos flexíveis.
Um ponto chave para inovar é alocar o seu diferencial no atendimento do posto. Frentistas simpáticos e bem preparados para lidar com a conservação de veículos, automação de serviços, são apenas algumas soluções possíveis. Estas ações podem até mesmo ser alinhadas às suas campanhas de marketing digital.
Ou seja, os clientes podem ser instados a seguir suas páginas na internet pelos atendentes ou por informações em displays. Nos endereços digitais podem ser oferecidas informações relevantes sobre conservação veicular, agregando valor para o cliente através de conteúdo.
Por fim, é recomendável disponibilizar uma boa variedade de formas de pagamento para o consumidor. Máquinas para diversas bandeiras, aceitação de ticket abastecimento, dê ao cliente a chance de pagar da forma que for mais cômoda para ele.
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