Inadimplência: Saiba como reduzir a do seu posto de combustível
A inadimplência é o pesadelo de qualquer empresa. Sobretudo quando você está começando a empreender, a garantia de sua receita depende fielmente daqueles clientes tidos como “bons pagadores”. É uma receita indispensável não apenas para honrar seus compromissos, mas também para investir no crescimento do seu negócio.
Na gestão de um posto de combustível, a lógica não é diferente. Uma série de alternativas estão sendo criadas justamente para combater a inadimplência. São ações relativamente simples, mas que custam caro para quem se descuidar desta necessidade, podendo provocar até mesmo a falência.
Para o seu empreendimento gerar receita com frequência e evitar os riscos de contrair dívidas, nós vamos te ensinar alguns passos fundamentais para reduzir a inadimplência do seu posto de combustível.
Cadastro atualizado de clientes
Se você quer saber se o cliente é bom ou mau pagador, nada mais básico do que conhecer o seu próprio cliente. Fazer este controle é fundamental para fazer a negociação de dívidas e saber quando esses rendimentos vão entrar para gerar fluxo no seu caixa.
A partir desse cadastro com o histórico do seu consumidor, você ainda ganha um plus para gerar insights para o seu negócio. Afinal, são números que te permitem identificar a fidelidade do seu cliente, o ticket médio, entre outros dados fundamentais para a geração de novas estratégias.
Priorize o pagamento em cartões
Além de ser um hábito básico do consumidor atual – há alguns anos, nem todos tinham acesso a cartões de crédito e débito -, este tipo de pagamento reduz drasticamente o índice de inadimplência. A propósito, é importante não apenas priorizar o pagamento em cartões, mas também aceitar as mais diferentes bandeiras. Ninguém merece perder um potencial cliente fiel por este motivo, né?
Sistema TEF
Em conjunto com essa medida, é importante que o seu posto de combustível trabalhe com o sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), para que as vendas realizadas pelos cartões de crédito e débito entrem no caixa da sua empresa com agilidade, reduzindo a inadimplência.
Valorize os bons pagadores
A “preservação” de um cliente fiel depende não apenas da qualidade dos seus serviços, mas principalmente do seu relacionamento com ele. Portanto, é importante que você ofereça algum tipo de benefício aos consumidores fiéis que pagam em dia.
Uma alternativa prática é um programa de fidelidade, isto é, oferecendo descontos e promoções e criando condições especiais de pagamento. Esta é uma alternativa não apenas para estimular a adimplência, mas também para atrair novos clientes a partir da recomendação deste consumidor fiel, tornando-se ainda mais visível no mercado.
Invista em um sistema de automação
Fazer este tipo de trabalho em planilhas basicamente demanda tempo e dinheiro. Por isso, automatize a rotina do seu posto de combustível com a Quality Automação.
A Quality atua no desenvolvimento de sistemas gerenciais e de automação comercial para postos de combustíveis e conveniências. Este software garante uma gestão financeira muito mais fácil e eficaz, com uma plataforma preparada para receber os dados. Além do mais, você tem acesso ao sistema de qualquer lugar do mundo e seus dados estão protegidos em cloud computing com backup automático. Cadastre-se em nosso site e não perca esta oportunidade de alavancar o seu negócio!