Dicas para evitar assaltos no seu posto de gasolina
Seja para pessoas ou empresas, a segurança é um problema crônico no Brasil e um dos tipos de estabelecimentos mais vulneráveis a furtos e assaltos são os postos de gasolina.
O grande fluxo de dinheiro movimentado e a facilidade de entrar e sair do posto tornam estes locais como alvos frequentes da ação de criminosos.
Desta forma, grande parte dos investimentos neste ramo de negócio também são dedicados à segurança. Como evitar assaltos no meu posto de gasolina? Nós vamos te dar cinco dicas para se prevenir contra a ação de bandidos e evitar prejuízos que podem comprometer a sustentação do estabelecimento. Confira:
Tenha um plano de contingência
Como os seus funcionários devem agir em caso de assalto? O que eles devem fazer após o ocorrido? É fundamental que você desenvolva um plano de contingência, de forma que sua equipe esteja devidamente preparada para uma situação como essa.
Algumas equipes de postos estabelecem códigos secretos (que devem ser mudados periodicamente) ou uma espécie de “alarme silencioso”, que aciona seguranças particulares. Seja qual for o procedimento, jamais desconsidere a possibilidade de o seu posto também ser vítima de uma ação como essa. Atenção redobrada para o período noturno, quando a prática criminosa costuma ser mais frequente.
Incentive o uso dos cartões
Se uma das principais motivações dos criminosos é o volume de dinheiro em circulação, uma medida interessante é incentivar o pagamento com cartões de crédito e débito. Você pode inclusive oferecer algum tipo de promoção para quem optar por este método de pagamento.
Outra estratégia neste sentido é a instalação de um cofre com chave em posse de uma empresa de vigilância especializada, e não do posto em si. Todas essas ações tornarão o seu posto menos “atrativo” para os bandidos.
Exija identificação dos clientes
Como os assaltos em postos normalmente são feitos por motoqueiros, crie um procedimento para que eles sejam obrigados a tirar o capacete para a realização do abastecimento. Outra medida de prevenção neste sentido é exigir que os clientes façam o pagamento apenas na loja de conveniência. Portanto, o cliente é obrigado a deixar o veículo e será identificado com maior facilidade.
Segurança privada e câmeras de segurança
Para ações mais concretas que intimidem a estratégia dos criminosos, é essencial que o seu posto contrate uma empresa de vigilância privada para a realização da segurança.
A prevenção é ampliada se você investir em um sistema de câmeras de segurança, especialmente se o seu posto também tiver uma loja de conveniência. Portanto, a presença física das câmeras e o acompanhamento em tempo real do que está acontecendo no local fará alguém pensar duas vezes antes de ameaçar o seu posto.
Regime 24h: sim ou não?
Como supracitado, o período de maior ocorrência de furtos e assaltos é o noturno. Além disso, muitos postos atualmente funcionam 24h por dia, mas você deve reconsiderar esta opção se não for capaz de fornecer a segurança necessária para seus colaboradores e clientes. Reflita se suas vendas compensam esse tipo de investimento.
Por isso é muito importante investir na segurança do se posto de gasolina e evitar futuros assaltos e furtos.
Para receber mais conteúdos exclusivos, clique aqui e cadastre-se agora mesmo!