Cultura organizacional: saiba como criar no seu posto de combustível!
No mundo dos negócios, motivação e produtividade caminham lado a lado. Mas o que faz um colaborador ter estímulo em trabalhar pela sua empresa? Altos salários e benefícios? Nem sempre.
Muitas vezes, o espírito que a sua empresa desperta tem um peso muito maior. É a identificação com o propósito do local onde trabalha e a vontade em fazê-lo crescer. E essa percepção da sua empresa é formada a partir da sua cultura organizacional.
Um posto de combustível, antes de ser o que é, também é uma empresa. Portanto, deve ser gerido como tal, e a cultura organizacional é um dos conceitos que não podem ficar em segundo plano. E se o seu posto ainda não criou uma cultura organizacional coerente nós vamos te explicar como fazê-lo.
O que é cultura organizacional?
Em primeiro lugar, este é um conceito muito abrangente. Mas de forma simplista, cultura organizacional é um conjunto de diretrizes que demonstram suas crenças, princípios e valores como empresa e também como empresário. Isto significa que essa identidade própria é que guiará o seu posto aos objetivos estabelecidos.
A cultura organizacional é uma referência para os colaboradores, que se apegam nestes princípios para ajudar a sua empresa a atingir seus objetivos. Toda empresa tem uma cultura, seja estruturada ou desestruturada, e é a partir dessa mensagem que você constrói a imagem com a qual será visto pelos clientes.
E não pense que cultura organizacional é algo exclusivo das grandes empresas. Afinal, todas nasceram pequenas, e justamente esses propósitos tiveram uma influência determinante para o devido crescimento.
Portanto, uma cultura organizacional bem estabelecida implica em equipes motivadas, aumento da produtividade, melhor percepção de marca e, consequentemente, maior lucro.
Como criar uma cultura organizacional no meu posto?
Primeiramente, é preciso fazer um diagnóstico de como está a situação do seu posto. É entender sua rotina, seus sistemas, seus modelos de liderança, entre outros aspectos pertinentes.
Depois, é preciso estabelecer a missão, a visão e os valores do seu posto.
Missão
Qual a razão da existência do seu posto? O que você quer proporcionar para a sociedade a partir dele? É esse propósito que será capaz de engajar as pessoas envolvidas, seja clientes ou principalmente os colaboradores.
Visão
Qual sua meta? Em qual lugar você enxerga o seu posto no futuro? Qual legado você gostaria de deixar aos seus sucessores? Afinal, ninguém compra uma empresa com fins determinados. Também é possível que o posto hoje gerenciado por você já tenha passado por outras gerações da família.
Valores
É como você quer ser percebido pela sociedade, são os valores inegociáveis do seu posto. Se a identidade do seu posto está ligada à sustentabilidade, por exemplo, isto será algo percebido por sócios, funcionários e colaboradores.
O passo final para consolidar uma cultura organizacional no seu posto é justamente compartilhar essas diretrizes com os seus colaboradores. Assim, você criará um negócio independente, onde todos contribuirão para o seu desenvolvimento.
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