Como escolher um bom gerente para o meu posto
Imagine como seria se o dono do posto tivesse que ficar de olho nos funcionários e ainda em todos os setores? Difícil, né? Com certeza não sobraria tempo para fazer a gestão do negócio. Logo o resultado iria aparecer, mas de forma negativa. Por isso, o gerente de posto de combustível é tão importante!
Ele acumula várias funções que ajudam no desenvolvimento do negócio e que envolvem todas as áreas. Dentre elas as financeira, marketing, pessoal, administrativo e de tecnologia. Então, mesmo tendo uma equipe muito bem treinada, a função exige dedicação e muita responsabilidade. Por isso, estar preparado para os desafios da gerência é sempre muito importante!
Continue a leitura e entenda as funções dessa importante peça no seu negócio!
Profissional mão na massa
Antes de mais nada, a principal função do gerente é facilitar as demandas do dia a dia. Afinal, é sempre necessário que ele coloque a mão na massa. Logo, é normal que ele precise atender aos clientes na pista ou na loja de conveniência.
Cabe a ele também supervisionar os pedidos de combustível. Assim como a gestão da loja de conveniência e da pista. Acima de tudo, é dele a responsabilidade de cuidar de todas as instalações do posto. Ou seja, toda a parte administrativa do negócio é seu papel.
Nesse sentido, é o gerente que faz o pedido e recebimento de combustíveis e produtos. É ele também quem supervisiona o funcionamento dos equipamentos. Além de ficar preparado para dar encaminhamento a qualquer problema técnico que venha a surgir.
Outras funções
Braço direito e até esquerdo
Como suporte do dono do posto, o gerente é responsável por acompanhar todas as tarefas diárias. Além do relacionamento e da comunicação com os colaboradores, fornecedores e, principalmente, dos clientes.
Por fim, para se ter resultados, é necessário que o proprietário estabeleça os objetivos, metas e prioridades. Assim, a gestão vai ser clara e conseguir chegar aonde almejam.
Loja de conveniência
Quando a loja de conveniência pertence ao posto é de responsabilidade do gerente fazer a sua administração. E entre as tarefas estão:
- Supervisão do serviço e qualidade das comidas;
- Monitoramento da segurança dos alimentos, mantendo pratos quentes e frios e bebidas na temperatura adequada;
- Inventário de todos os produtos;
- Supervisão do atendimento aos clientes na loja.
Gestão de caixa
O gerente faz o fechamento do caixa, depósitos, pagamento de contas e atualiza os livros. Assim como controla as horas de trabalho da equipe e o pagamento dos salários.
Ele também responde pelos pedidos, recebimento e determina os preço dos produtos que são vendidos no posto. Além disto, faz o acompanhamento dos lucros e dos preços da concorrência.
Como vimos, o gerente do posto de combustível é o peça chave para o bom funcionamento do negócio. Aliado a um bom sistema de gestão, o desempenho de todas essas funções vai ser otimizado!
O webPosto conta com ferramentas que facilitam a tomada de decisões no seu negócio. Além, de te ajudar a gerenciá-lo da melhor forma. Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores e agende uma demonstração sem compromisso. Vamos juntos fazer do seu posto um sucesso!
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de acompanhar nosso blog e nosso Facebook e Instagram. Afinal, você não quer perder nenhuma novidade do universo dos postos de combustíveis, não é mesmo?