Como diferenciar despesas de investimentos nos postos de combustíveis?
É bastante comum ver empresários do ramo de postos de combustíveis analisar os relatórios financeiros sem conseguir identificar o que é despesa e o que é investimento.
Mas estamos aqui hoje para acabar com todas as dúvidas quanto a esse assunto. Por isso, temos certeza que ao final deste conteúdo você saberá identificar cada um destes custos e conseguirá tomar decisões mais estratégicas para o seu negócio.
O que são despesas?
É considerada despesa todos os custos que o posto tem sem a intenção de ter algum retorno financeiro, mas que são essenciais para o funcionamento da empresa.
Despesas que certamente um posto de combustível tem: água, energia elétrica, impostos, aluguel, folha de pagamento. Esses são alguns exemplos de despesas fixas.
Há também as despesas variáveis. Elas têm esse nome, pois são gastos que o posto não necessariamente terá todos os meses, estão relacionadas ao custo do produto e ao faturamento mensal. Por exemplo: comissão sobre vendas, valor do frete do produto, impostos relacionados às vendas.
O que é um investimento?
Sim, o investimento também é um custo para a empresa, entretanto, ele tem relação direta com algum retorno financeiro no futuro. Todo e qualquer gasto que tem o objetivo de aumentar o faturamento, fazer algum tipo de melhoria no posto de combustível ou facilitar o atendimento, é um investimento.
Não há dúvida, para aquele que deseja estar à frente dos concorrentes, é necessário constante investimento no negócio. Seja para deixar o atendimento mais agilizado, oferecer mais segurança nos pagamentos ou trazer mais eficiência na gestão do seu negócio.
O ideal é que você reserve uma porcentagem do seu lucro para realizar investimentos. Essa porcentagem pode variar de acordo com os seus objetivos de investimento e lucratividade.
Você não sabe quais investimentos escolher para o seu posto? Veja nossas dicas abaixo de como investir em tecnologia para trazer benefícios para a gestão financeira e aumentar a fidelização dos seus clientes.
Investimentos tecnológicos no ramo de postos de combustíveis
A tecnologia proporciona muitas facilidades e dá o poder da informação de dados em todas as áreas do negócio. Os postos de combustíveis não ficam para trás. É possível investir em um único sistema de gestão que permite o controle total do seu posto e ainda garante comodidade e facilidade no atendimento aos clientes. Veja como funciona na prática:
- Faturamento simplificado: faça todas as operações necessárias com poucos cliques e de forma automatizada.
- Centralização de dados: todo o histórico de transações e de operações financeiras do seu posto estão em um único lugar, por meio do armazenamento dos dados na nuvem, oferecendo a você a possibilidade de acessar de qualquer lugar.
- Segurança fiscal – os arquivos XML fiscais são totalmente armazenados de forma automática;
- Integração de pagamento com as bombas, sem a necessidade do frentista lançar valores;
- Tenha total controle das suas bombas. Saiba sobre níveis de combustíveis, faça troca de preço da bomba e acompanhe as vendas, tudo em tempo real por meio do seu celular, de qualquer local;
- Funcionalidade TEF;
- Nota fiscal emitida através do equipamento de pagamento;
- Atenda grandes frotas oferecendo agilidade no faturamento e relatório mensais de consumo e de gastos relacionados aos combustíveis.
Para de perder tempo e não ter confiabilidade nos seus processos internos. Quando o seu posto se organiza de forma tecnológica, os seus funcionários conseguem proporcionar uma melhor experiência para os clientes, o que, em médio prazo, fortalece a sua marca e fidelizar clientes.
Nosso blog tem muitos outros conteúdos que vão te ajudar como gerenciar o seu posto de combustível de forma eficiente, assertiva e lucrativa.