Como a loja de conveniência pode se tornar uma estratégia para o meu posto de combustível
Quem possui um posto de gasolina deve pensar em todos os detalhes para maximizar seus ganhos – da infraestrutura aos serviços oferecidos. Desse modo, a loja de conveniência pode se tornar uma estratégia para o negócio. Ampliando assim, a margem de lucro e gerando satisfação nos clientes que chegam até a sua empresa.
É fato que a maior fatia financeira dos postos vem do combustível. Entretanto, criar ações estratégicas permite um aumento no fluxo de clientes e no crescimento de saída de itens da sua conveniência. No competitivo mercado dos postos de combustíveis, a busca por diferenciação e fidelização de clientes torna-se essencial para o sucesso do negócio.
Algumas estratégias podem diferenciar o seu negócio das demais. Quer saber como? Então continue a leitura!
A fidelização
A loja de conveniência não é apenas um ponto de venda adicional, hoje ela se tornou um espaço para estabelecer conexões duradouras com os seus clientes. Ao oferecer produtos e serviços que atendem às necessidades cotidianas, cria-se uma relação de confiança e conveniência.
Programas de fidelidade, descontos exclusivos e promoções personalizadas para clientes frequentes são formas eficazes de garantir que os consumidores escolham repetidamente o seu posto.
Uma boa estratégia que pode fazer toda a diferença é oferecer descontos e promoções em itens da loja através de litros abastecidos. Abaixo listamos 3 motivos para você implantar essa estratégia. Vamos a eles?
- NÚMERO 1 – Os clientes vão priorizar o seu posto de combustível. Isso porque, diferente de outros locais, você oferece condições exclusivas na sua conveniência e, abastecer no seu posto, é mais vantajoso para eles.
- NÚMERO 2 – Quanto maior o fluxo de abastecimento, mais pessoas vão passar na sua loja. Ou seja: a fidelização no combustível fomenta a venda de outros produtos disponíveis e o fluxo de clientes na conveniência.
- NÚMERO 3 – Com um cadastro simples e um sistema que centralize as informações através da fidelização, é possível utilizar de estratégias voltadas ao CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e criar ações específicas para o seu público.
Pensando estrategicamente e conhecendo seu público-alvo, é mais fácil oferecer produtos de maneira assertiva.
A estratégia da geladeira
Pense nos dois estabelecimentos que mais vendem bebidas frias no formato varejo. Com certeza os supermercados e as distribuidoras foram as que apareceram primeiro na sua cabeça, certo? Pois tenha certeza de uma coisa: logo após esses estabelecimentos específicos, os postos de combustíveis são os principais locais para a compra de bebidas frias e gelo.
E é justamente pensando nas geladeiras e refrigeradores que pensamos na conveniência como parte estratégica do seu posto de combustível. Produtos desse gênero, em muitos casos, podem representar quase um terço do faturamento da loja – principalmente por quem passa para abastecer e já aproveita para comprar a cervejinha da hora do jogo ou uma água, ou refrigerante para matar a sede.
Além disso, ao comprarem uma caixa de cerveja e gelo, por exemplo, os clientes ainda podem consumir cigarros, pacotes de salgadinhos, doces e outros ‘complementos’ para viagem. Disponibilizar bebidas geladas e também lanches frescos e opções saudáveis contribui não apenas para a satisfação imediata do cliente, mas também para a criação de uma imagem positiva do posto. A variedade e a qualidade dos produtos na geladeira podem ser elementos-chave para atrair e manter consumidores.
Por isso, é importante pensar estrategicamente em geladeiras que chamem a atenção do seu público. Portanto, preços especiais que permitam a saída dos produtos e promoções que tornem seu posto de gasolina referência são boas estratégias.
SAIBA MAIS:
Melhores práticas para atrair mais clientes para a sua loja de conveniência
7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso
Quais as vantagens que uma loja de conveniência traz para o seu posto?
Vendendo mais: O que não pode faltar na sua Loja de Conveniência?
Ações para todos os públicos
A estratégia para o posto de combustível através da loja de conveniências que dá certo é aquela voltada para todos os públicos. Por isso, diversifique as opções: evite apenas produtos automotivos ou, como citado acima, bebidas e gelo. Lembre-se que crianças, por exemplo, também vão passar por lá.
Não se esqueça também de investir em produtos diferenciados. Nesse sentido, uma ótima pedida é focar justamente no público infantil, que sempre frequentam o espaço com os pais ou responsáveis. Balas, chocolates, sorvetes, biscoitos, etc., são uma ótima opção! Principalmente aqueles mais diferentes ou importados, que não são encontrados com muita facilidade em mercados. Esses são considerados produtos de impulso, a margem de lucro deles é enorme e pode chegar a 300%, portanto uma ótima pedida para a sua loja.
Ao diversificar o mix de produtos, é possível atrair desde clientes que buscam opções rápidas e práticas até aqueles que desejam uma experiência mais completa de compras. Oferecer produtos locais, orgânicos ou específicos para determinados grupos demográficos pode ser uma estratégia inteligente para conquistar diferentes segmentos de mercado.
É importante que, ao analisar o espaço disponível, você tenha uma variedade de opções para que, até mesmo quem não vai abastecer, tenha o seu posto de combustível como referência em loja de conveniências. Assim, ações para todos os tipos de público podem se tornar um diferencial. E não se esqueça: pratique preços adequados aos utilizados na região do seu negócio.
BÔNUS! Forneça um atendimento diferenciado
Implementar um sistema de gestão moderno é fundamental para otimizar operações e oferecer uma experiência personalizada aos clientes. Desta forma é possível verificar as áreas de finanças, compras, pessoal, estoque e até o perfil do cliente. Além disso, um sistema eficiente facilita a gestão do programa de fidelidade e contribui para a satisfação do cliente.
Para um atendimento de excelência na mesa e no balcão é preciso investir em novidades. Você já viu em grandes redes de restaurantes totens de autoatendimento onde você consegue fazer o seu pedido sem a necessidade de se dirigir ao caixa? Esta é uma forte tendência de mercado e já está sendo implantada em nosso setor. O webPosto é pioneiro na criação da ferramenta que tem sido recorde de vendas. Com o totem o cliente consegue fazer todo o processo de venda sozinho e de forma totalmente prática e intuitiva.
Com certeza contar com esta modernidade na sua loja vai ser um diferencial perante a concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e agende uma demonstração com nosso time de especialistas.
Com todas essas dicas acima é certeza de que o ticket médio da sua conveniência vai aumentar! Quer saber mais sobre esses e outros assuntos? Então não se esqueça de nos acompanhar em nossas páginas no Facebook e Instagram.