Combustíveis: Quais são os tipos e as diferenças de cada um
Nosso país depende de combustíveis para funcionar, que nos possibilitam mobilidade. Presentes em nossos veículos e que transportam a nossa produção por todo o Brasil e para o exterior. São extraídos do fundo da Terra ou produzidos através de plantas.
Neste artigo você conhecerá mais sobre os combustíveis, seus tipos e diferenças. Confira!
Combustíveis Fósseis
Boa parte dos combustíveis utilizados nos veículos vem das profundezas da Terra: os combustíveis fósseis, feitos à base de petróleo. O petróleo é, na verdade, um composto líquido inflamável que se formou a partir da decomposição e da fossilização de seres vivos – animais e plantas – que viveram há milhares de anos em nosso planeta.
Com o passar do tempo, eles foram cobertos por camadas de terra, pedras e outras substâncias, tornando-se fósseis líquidos armazenados a vários quilômetros de profundidade na Terra, sob camadas de solo ou de mar.
Do petróleo resulta a gasolina, o diesel, o GNV, o gás de cozinha e outros compostos tão úteis ao nosso dia a dia.
Diesel
O Diesel é o combustível fóssil cuja combustão dá mais potência ao motor. Por isso, motores grandes, que exigem mais torque, utilizam o diesel, como ônibus, caminhões, trens, pick-ups e outros veículos.
Os tipos de diesel mais comuns nos postos de combustível são o S10 e o S500 (Diesel comum). Os números que acompanham o “S” dizem respeito à quantidade de enxofre presente na fórmula do combustível, além disso, o Diesel comum não costuma apresentar aditivos em sua composição.
Para veículos fabricados até 2012, recomenda-se o S500. Para motores mais novos, é recomendado o uso de diesel S10, que é menos poluente para a atmosfera.
Gasolina
A gasolina é um combustível fóssil também derivado do petróleo. Embora tenha um desempenho de potência menor do que o diesel, a gasolina libera mais energia em sua combustão, permitindo que o motor reaja mais rapidamente, tendo como desvantagem em relação ao diesel sua eficiência (permite um motor mais rápido, porém menos econômico).
É o combustível usado pela maioria dos veículos de passeio e seu desempenho depende da quantidade de Octano em sua composição (por isso o termo octanagem). Nos postos, você irá encontrar dois tipos de gasolina:
Gasolina comum: combustível sem aditivos, apenas acrescido de uma porcentagem de álcool.
Gasolina Aditivada: combustível aditivado com substâncias que ajudam a proteger o motor, limpar bicos injetores e produzir menos poluentes.
Etanol
O etanol, diferentemente dos combustíveis anteriores, não tem origem fóssil, mas vegetal. No Brasil, é produzido principalmente a partir de cana de açúcar.
O etanol possui um desempenho de combustão menor do que os combustíveis fósseis, mas apresenta como vantagem o seu custo reduzido quando comparado à gasolina. O carro faz menos quilômetros por litro, mas ao depender do valor da gasolina, o etanol pode ser a melhor opção.
Ecologicamente falando, é o combustível mais sustentável. Com a popularização dos motores “flex”, o proprietário tem mais opções para abastecer.
Quer saber mais sobre combustíveis? Acesse hoje mesmo o nosso site e cadastre-se!