Como melhorar o atendimento ao cliente nos postos de combustíveis?
Uma cena comum em postos de combustíveis é ver clientes chegando com pressa! Dentre os principais atrativos para ele ter escolhido o seu negócio estão preço, localização e a comunicação visual, por exemplo. Seja qual for o motivo, o importante é estar atento a este ponto: o atendimento! É ele quem vai te ajudar a fidelizar o cliente e trazer outros tantos para o seu negócio.
Bora entender como fazer dele um diferencial no seu post? Então confira as cinco dicas que separamos para você e boa leitura.
5 dicas para um bom atendimento nos postos
Capacitação
A capacitação dos colaboradores, deve ser um investimento constante.
Após a efetivação, o colaborador precisa passar por um treinamento detalhado do sistema utilizado pelo posto e, principalmente, de como tratar o cliente. A padronização no atendimento é fundamental.
Vale lembrar que a cordialidade deve ser o principal ponto do atendimento ao cliente. Portanto, cumprimentos como bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo, devem ser obrigatórios. Além disso, é preciso que sua equipe esteja atenta ao pedido do cliente. Afinal de contas, ninguém quer repetir a mesma coisa diversas vezes.
A oferta de treinamentos e capacitações constantes também é um fator crítico para agilizar e profissionalizar os serviços prestados, ainda mais em um setor tão técnico como é o setor de combustíveis.
Busque sempre capacitação para sua equipe, isso mostra também o quanto você está preocupado com o crescimento profissional deles.
Agilidade
A equipe deve lembrar sempre que o cliente gosta e quer agilidade no atendimento. Então, nada de papo furado ou de deixar o cliente esperando.
Neste quesito devemos lembrar que o trabalho é feito em equipe. Portanto, se um frentista está livre, deve colaborar com o outro para agilizar o atendimento e fazer a fila andar.
O frentista pode, por exemplo, chegar até o outro carro que está na fila e pedir educadamente ao motorista que chegue até a outra bomba que já está livre.
Empatia
Imagine-se no lugar do cliente, isso é empatia. De forma simples é estar à disposição para solucionar o problema dele. Por exemplo, ao abastecer perguntar se quer que cheque a água do limpador de para-brisas. Além da solução de suas necessidades, ele quer atenção e respeito.
Importante destacar que quando o cliente fala, principalmente bem do seu posto, ele divulga para outras pessoas e torna-se fiel. Quer melhor propaganda? Impossível.
Diferenciais
Quanto mais serviços disponíveis o cliente encontrar, maiores as chances de fidelização. O frentista pode oferecer outros serviços e produtos: troca de óleo, limpeza do para-brisas, calibragem dos pneus e serviços de lava-jato. Além disso, até mesmo, em dias a serem avaliados, um brinde do posto.
Lembre-se! Tenha à disposição do cliente todas as formas de pagamento: débito, crédito, dinheiro, pré-pago, carteiras digitais, PIX, entre outro. Fique sempre atento às novidades do mercado.
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Avaliação
Implante as mudanças e periodicamente, a cada dois ou três meses, avalie os resultados. Ouça sua equipe, faça pesquisa com seus clientes – no máximo 3 perguntas de múltipla escolha e que podem ser enviadas por WhatsApp para os cadastrados. Você pode também convidar amigos e até familiares. Neste momento, o mais importante é a sinceridade.
Com os resultados, avalie o que já está dando certo e o que pode melhorar. E fique aberto as dicas que recebeu, mesmo as críticas são bem-vindas quando o assunto é aperfeiçoar os negócios e ter melhores resultados.
Ferramenta de gestão como aliada
Outra forma de mensurar resultados e tomar decisões mais assertivas no seu negócio é contar com um sistema de gestão.
Com a ferramenta correta você consegue, por exemplo, ver os dias de maior movimento ou não na sua pista, produtos com grande rotatividade e muito mais. Assim fica muito mais fácil pensar em ações que chamem atenção da clientela.
No webPosto você conta com uma exclusiva ferramenta de monitoramento, onde é possível criar os índices que quer ficar de olho para facilitar na sua tomada de decisões. Tudo isso em uma interface totalmente personalizável e de fácil assimilação.
Quando o assunto é a pista, é preciso de uma atenção extra! Afinal, um atendimento rápido faz toda a diferença. O webPosto conta com a POS mais completa e moderna do mercado, onde o seu frentista consegue fazer todo o processo de vendas em um único aparelho. Integrada as principais carteiras digitais do mercado e ao PIX, o aparelho garante um atendimento rápido aos clientes do seu negócio. Quer saber mais? Então agende uma demonstração sem compromisso com nosso time de especialistas.
Esperamos ter ajudado com informações sobre como melhorar o atendimento nos postos de combustíveis. Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais: Instagram e Facebook.