Aprenda a montar uma estratégia de vendas eficiente para o seu posto de combustível
Uma estratégia de vendas desenvolvida para um posto de combustível deve considerar fatores como a qualidade do atendimento ao cliente e dos serviços oferecidos nas lojas de conveniência. Portanto, uma gestão de posto de gasolina eficiente preza pelo aperfeiçoamento constante de seus colaboradores e processos, atitude que contribuirá para a fidelização do cliente a longo prazo.
Além disso, a variedade nos produtos oferecidos aliada à facilidade de acesso tende a atrair um número maior de clientes, pois tratam-se de demandas e necessidades inter-relacionadas. As promoções e os serviços extras inclusos no valor do combustível também são aspectos atrativos que podem ser explorados.
Saiba mais sobre alguns dos tópicos mais relevantes de uma boa estratégia de vendas. Confira!
4 estratégias para aumentar as vendas em um posto de combustível
1. Precificação alinhada constantemente ao mercado
O acompanhamento das oscilações de preços no mercado de combustível é uma boa estratégia para manter os clientes antigos e chamar a atenção de novos em momentos específicos. Contudo, é válido ressaltar que um preço competitivo sozinho não basta para se diferenciar.
Nota-se uma crescente tendência no comportamento dos clientes, que elencam a estrutura local e a qualidade dos serviços extras ofertados como fatores preponderantes ao valor cobrado pelo combustível. Dessa maneira, há a preferência em frequentar um posto que apresente essas características ao invés de outro, independentemente da distância geográfica.
2. Aposte em uma boa loja de conveniência
Os melhores postos de combustíveis possuem lojas de conveniência com diferentes finalidades: restaurantes e lanchonetes, citando caso análogo, conseguem fidelizar um bom número de pessoas. Inclusive, um dos mais famosos é reconhecido justamente por apresentar soluções para muitos problemas e oferecer serviços diversificados.
A qualidade do atendimento e dos serviços prestados acabam por se tornarem grandes aliados para aumentar as vendas de combustível, já que ali as pessoas podem resolver mais de uma necessidade. Alie conveniência à excelência no atendimento ao cliente para que o seu estabelecimento se torne um lugar para onde as pessoas sempre retornarão.
3. Crie promoções e pacotes especiais
Criar promoções e utilizar datas e eventos especiais para colocar as estratégias de marketing em ação também é uma maneira de se destacar, pois o estabelecimento de uma comunicação constante com o cliente faz com que ele se sinta mais próximo da sua empresa.
Veja algumas ações que costumam ser bem recebidas pelo público:
- pacotes promocionais;
- serviços adicionais gratuitos;
- programas de fidelidade;
- descontos;
- brindes etc.
4. Faça uso da tecnologia
De acordo com pesquisas recentes, postos de combustíveis que mantêm métodos antigos e não utilizam recursos inovadores, que facilitam a vida do cliente e do colaborador, acabam por perder espaço no mercado.
Ademais, os processos antiquados fazem como que uma empresa fique para trás em muitos aspectos: a perda da oportunidade de acessar diversas informações sobre as suas vendas e de identificar tendências e oportunidades estão entre os principais. Por isso, o uso de recursos tecnológicos para gestão (financeira, fiscal, de estoque e vendas) apresenta diferenciais interessantes.
Por fim, vale ressaltar que os treinamentos e a qualificação dos colaboradores devem ser uma preocupação quando se fala em estratégias de vendas em postos de combustíveis, pois, por mais que o seu estabelecimento ofereça ótimos produtos e serviços, ninguém retorna para um lugar em que foi mal atendido.
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