5 dicas para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível
Existem práticas que ajudam de forma direta a melhorar os resultados do seu negócio. E, dessa forma, dicas para aumentar a produtividade do seu posto de combustível podem ser um diferencial competitivo em relação à concorrência. Com métodos simples, é possível aumentar a performance dos colaboradores e, com isso, refletir positivamente no caixa da empresa.
A busca por uma alta produtividade envolve os frentistas, operadores de caixa e funcionários da conveniência. Por isso, montamos este artigo recheado de dicas. Apresentamos 5 passos para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível e se destacar. Boa leitura!
1. Facilite a vida de todos
Primeiramente, é preciso tornar a vida de todos mais fácil. E como é possível isso? Com o uso da tecnologia. Sistemas de gestão, por exemplo, eliminam trabalhos manuais e permitem que os colaboradores possam focar em outras rotinas do seu posto de gasolina.
Além disso, torna os processos mais rápidos e fáceis de serem executados, diminuindo o erro. Consequentemente, aumenta-se a confiança de todos os envolvidos no seu negócio.
Um bom exemplo é o da pista. Com um PDV Móvel você consegue otimizar processos e levar agilidade no atendimento. De quebra ainda pode agregar valor ao seu cliente que vai sair do seu negócio bem mais satisfeito por ter feito um abastecimento rápido e de qualidade.
2. Valorize o feedback
Ouvir o que os colaboradores – do caixa, passando pelo gerente e chegando aos frentistas – têm a apresentar contribui, de forma efetiva, na melhoria da produtividade em dois pontos:
- Eliminam-se os problemas antes que eles possam complicar mais o seu negócio;
- Dá autonomia para que eles vejam em você um líder – e resolvam rapidamente problemas menores, sem receio de repreensão.
Uma comunicação aberta e feedbacks constantes diminuem que o gestor seja responsável por todas as questões do posto de combustível. Novamente, o sistema de gestão pode ajudar, sendo a ferramenta ideal para gerar o feedback dos colaboradores, principalmente quando você não está na empresa.
Caso ache interessante, crie um formulário online ou até mesmo um caixinha de sugestões próximo da sua sala para a equipe. Afinal, mesmo não estando presente no momento no posto, eles terão um canal aberto para enviar sugestões de melhoria de processos no negócio.
3. Capacitação
Outra dica para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível é a capacitação dos colaboradores. Seu negócio oferece aos clientes a checagem do óleo, a calibragem dos pneus e aquela generosa limpada no para-brisas, por exemplo?
Ao capacitar e oferecer treinamento aos profissionais você pode fazer com que eles possam contribuir com serviços extras – como uma checagem básica do motor. Isso aumenta a satisfação dos clientes, traz dinamismo aos funcionários e ainda contribui para profissionais mais habilitados.
Outro ponto super importante é que, sempre capacitando o seu time, eles vão se sentir valorizados e importantes para a empresa. Portanto, tenha sempre em mente que um time alinhado a cultura da empresa e feliz com o trabalho, fideliza clientes e otimiza o atendimento.
4. Estabeleça metas e as reconheça
O posto de gasolina, como uma empresa privada, pode estabelecer metas e apresentar bonificações para o frentista que mostrar ganho na produtividade.
Isso vai gerar um ‘efeito cascata’: quanto mais e melhores benefícios receberem pelo trabalho realizado, maior a produtividade. E, além disso, uma dica valiosa: reconhecer os esforços da sua equipe, muitas vezes, é mais valioso que prêmios por cumprimento de metas.
Portanto, crie metas e as reconheça no seu negócio! Isso vai gerar valor ao seu posto e ainda estimular a sua equipe a prestar um melhor serviço.
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5. Siga bons exemplos e crie parcerias
A última e valiosa dica: siga bons exemplos. Isso não se refere apenas a outros postos de gasolina, mas sim a parceiros que possam agregar ao seu negócio. Um case de sucesso no mercado e que vem ganhado espaço de norte a sul do Brasil é o webPosto. O sistema que é considerado o mais completo e moderno do mercado conta com assistência técnica especializada com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O webPosto Pay é o PDV Móvel mais completo do mercado e leva agilidade para sua pista:
- Emissão de documento fiscal direto do equipamento;
- Recebimento por cartão de crédito e débito, dinheiro ou aproximação;
- Conciliação de cartão integrado ao sistema;
- Segurança garantida no processo.
Tudo isso e muito mais com todo o processo de venda integrado nas bombas.
Gestão à distância otimizada
Outro ponto super importante para quem quer ficar de olho na produtividade da equipe e calcular resultados é contar com um bom aplicativo de gestão.
O webPosto mobile te ajuda acessar de forma bem facilitada gráficos gerenciais para que você consiga tomar decisões de maneira mais rápida. Além disso, com ele é possível ficar de olho na produtividade do seu time e ainda analisar vendas e movimentação diariamente. Assim, é mais fácil criar ações para aumentar vendas e o movimento em dias que a pista fica mais vazia.
Portanto, olhar para os resultados que deram certo e buscar as melhores soluções para o seu negócio resultam em uma produtividade alta, com colaboradores engajados e processos bem menos lentos.
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