5 dicas para contratar funcionários para o seu posto
Os funcionários retratam o perfil da empresa. Daí a necessidade de ter uma equipe alinhada com a estratégia do seu negócio. Quando falamos de postos de combustíveis, o desafio é ainda maior por conta da rotatividade de pessoal. Quer mudar essa realidade no seu negócio? Confira 5 super dicas para contratar funcionários que vão estar com você para fidelizar mais clientes. E claro, aumentar o faturamento.
Boa leitura!
Divulgação da contratação de funcionários
O anúncio pode ser feito nas redes sociais do posto – em grupos no WhatsApp e Facebook. Assim como, se ainda achar necessário, nos veículos de comunicação da região.
Lembre-se de detalhar tudo sobre a vaga. Cargo, horário de trabalho e requisitos exigidos. Dentre eles sexo, idade, experiência, formação.
Porém, com relação ao salário, deixe para falar na entrevista dos que forem selecionados para a próxima etapa.
Candidato certo para a vaga certa
Esse é um ponto fundamental para contratar funcionários. Explique para o candidato todo o serviço que precisa ser realizado. Por exemplo, o turno de trabalho e o que você espera dele para evitar contratempos futuros.
Veja as vagas abaixo e as características importantes de cada função:
Frentista
Aqui é importante ser comunicativo e proativo. Afinal, é com o frentista que o cliente tem o primeiro contato.
Além disto, o funcionário vai ter funções como abastecer, conferir água e óleo. Assim como realizar cobranças, vender produtos, anunciar promoções, entre outras atribuições.
Lubrificador
A atenção é importante nessa função! Portanto, é indicado ter formação na área de lubrificação e de mecânica.
Atendente
Como no caso do frentista é preciso gostar de lidar com público e ter experiência com atendimento ao cliente.
Além disto, o funcionário tem a função de controlar a entrada e saída de mercadorias. Por fim, fazer novos pedidos, organizar produtos e administrar o caixa.
Gerente
A organização é característica importante para ocupar essa vaga. Portanto, o gerente deve saber sobre administração e gestão de equipes. Afinal, é ele que vai lidar com funcionários, fornecedores e clientes.
Da mesma forma, é o responsável por essa função que está ligado diretamente ao dono do posto.
Expectativa x realidade
Esse ponto é muito importante pois evita frustações. Apresente ao candidato o plano de carreira do posto! Assim como a possibilidade de crescimento, exigências e vantagens de trabalhar na sua empresa.
Ah, conheça também os planos futuros do candidato. Por exemplo, se deseja crescer na carreira e fazer novos cursos. Assim é possível aliar as expectativas com a realidade.
Currículo e referências
Essa dica é essencial para traçar o perfil do seu candidato.
Saiba qual o comportamento dele quando o assunto é o cotidiano do posto. Consulte empregadores anteriores e descubra como era o comportamento dele com os colegas e no atendimento. Além disto, não se esqueça de saber o motivo do desligamento na outra empresa.
Avalie o perfil digital do candidato
Essa é uma outra forma de conhecer um pouco mais a pessoa que que quer ser contratada.
Visitar as redes sociais virou uma realidade nos processos seletivos. Nesse sentido, eles vão te dar mais informações sobre o candidato. Por exemplo, informações que numa entrevista podem ser ignoradas ou omitidas.
E então, pronto para montar a melhor equipe para o seu posto? Não se esqueça de baixar também nosso material:
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