5 coisas que você precisa saber antes de abrir um posto de combustível
São mais de 100 milhões de veículos, dos mais diversos tipos, circulando nas estradas do Brasil. Segundo dados do IBGE, quase 60 milhões correspondem a carros e 25 milhões a motocicletas. Só em São Paulo, a cidade mais populosa do país, os números chegam a quase 20 milhões de carros e mais de 5 milhões de motos – são 7,4 veículos para cada 10 habitantes.
Com números desse porte, fica fácil entender por que abrir um posto de combustível tem sido visto como um bom negócio! E com uma população cada vez mais motorizada, o combustível também se tornou essencial na vida das pessoas.
Mas claro, isso não é tudo para você simplesmente investir o seu dinheiro de olhos fechados. Você já pensou em quais serviços extras vai oferecer no seu negócio? E sobre o valor do seu investimento? Já sabe em quanto tempo deve ter retorno?
Portanto, para sua empreitada ser um sucesso, nós vamos te mostrar os principais pontos que você precisa saber antes de abrir um posto de combustível. Boa leitura!
Franquia ou começar do zero?
Este é um ponto que merece reflexão. Afinal, cada um possui suas vantagens e desvantagens. Ao optar por uma bandeira (Petrobras, Ipiranga, Shell, Ale, etc.), a distribuidora pode arcar com alguns custos da construção e da abertura do posto. Entretanto, a compra de combustíveis fica restrita a esta marca. O modelo funciona como qualquer franquia no comércio e você precisa seguir à risca as especificações do distribuidor.
Se você for “marca própria”, terá logicamente de correr atrás de tudo e investir mais. Porém, a vantagem é negociar com diferentes fornecedores de combustível. Assim você consegue escolher a opção que for mais interessante para o negócio. Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens de cada modelo:
Investimento e retorno
Seja como franquia ou marca própria, o custo para abrir um posto de combustível não é barato!
Os valores giram entre R$ 600 mil podendo chegar até R$ 1,5 milhão. Todavia, estima-se que o retorno de investimento é atingido entre 16 e 18 meses. O faturamento mensal costuma girar entre 40 a 80 mil reais.
Para tomar uma decisão assertiva, é preciso que você também faça, antes de mais nada, uma pesquisa de mercado. Dentre os principais pontos que precisam ser observados são: público-alvo, concorrência, custos do investimento, projeção de faturamento e retorno do valor investido, serviços extras, etc.
Localização faz a diferença
Esse é um ponto essencial no sucesso do seu posto de combustível. Portanto, considere aspectos como acessibilidade e visibilidade, fluxo de veículos, iluminação, segurança, concorrência nas redondezas, etc. Naturalmente, quanto melhor o ponto, maior será o custo da locação.
Uma dica é que você não precisa, necessariamente, montar o seu posto em uma área nobre. Afinal, um dos segredos para um posto de combustível ser rentável é atender todas as classes, o que não prejudica o seu retorno financeiro. Às vezes, um posto em uma via secundária ou em divisas de municípios, por exemplo, podem ser uma ótima escolha.
O posto deve ter espaço para entrar, circular e estacionar. Em postos na cidade a movimentação, em sua maioria, é feita por veículos menores, por isso, o ideal são espaços com área mínima de 900 m². Já para postos de rodovia, a área deve ser de no mínimo 5.000m², observando o perfil de veículos que atende, em sua maior parte caminhões e carretas.
Infraestrutura
Antes de mais nada é preciso cuidar da estrutura básica do seu posto, como as instalações externas e subterrâneas. Dentre elas estão, por exemplo, a área de circulação dos clientes e equipe, sinalização e tanques subterrâneos.
Na hora de abrir o seu negócio é necessário contar com alguns equipamentos básicos. Dentre eles bombas e filtros de combustível, tanques de armazenamento e equipamentos de lubrificação e limpeza. A construção dos tanques subterrâneos, por exemplo, precisa seguir regras específicas, como profundidade de 1,20 m e paredes duplas – sendo a interna de aço e externa de fibra de vidro ou plástico de alta resistência.
Agora, para ampliar sua margem de lucro, é importante pensar em outros serviços. Que tal investir em uma loja de conveniência? Afinal, elas sempre quebram um galho para aqueles motoristas que querem fazer um lanchinho ou comprar uma água.
Além disso, alguns postos estão esbanjando na criatividade e adicionando serviços extras para chamar a atenção da clientela. Dentre eles, farmácias, caixas 24 horas, minimercado, reboque e até pit stop de cervejas! Apesar de mais comuns, os serviços de lavagem e troca de óleo também podem fazer a diferença no seu posto
Investindo em sinalização
Se você quer um posto cheio e bem movimentado, é importante apostar na sinalização! As placas e outdoors indicam a presença de um posto de conveniência com antecedência ao motorista, esta é uma excelente técnica para postos de rodovia, por exemplo.
Conte com totens e placas modernas e atrativas e tenha certeza de que o visual do seu posto vai ser um chamariz para novos clientes.
A iluminação também faz a diferença, além de uma fachada clara, o interior do posto também deve ter atenção. Invista em uma iluminação de qualidade, preferencialmente com luzes brancas. Estão em alta também painéis de LED, se você tiver orçamento, não pense duas vezes na hora de investir.
SAIBA MAIS:
Como escolher a melhor localização para montar um posto de combustível?
Como aumentar as suas vendas com uma borracharia e troca de óleo
5 serviços extras para oferecer em seu posto de combustível!
Quais os documentos necessários na hora de abrir um posto de combustível?
Licenças obrigatórias
Para se abrir um posto de combustível é necessário seguir a legislação vigente. Afinal, você não quer abrir o seu negócio com o pé esquerdo, não é mesmo? Portanto, siga todas as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Além de verificar junto à Prefeitura ou Governo Estadual quais são os demais requisitos necessários. Dentre os principais documentos estão:
- Cadastro na Junta comercial, Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda;
- Obter os alvarás de funcionamento necessários (prefeitura, Conama, ANP e Bombeiros);
- Se inscrever junto ao sindicato que irá atuar no posto
BÔNUS! Conte com um sistema de gestão
Implementar um sistema é um grande investimento! Afinal, sua equipe vai usá-lo no dia-a-dia. Por isso, é importante encontrar uma solução que vai otimizar a rotina do seu posto e trazer agilidade para a sua pista.
Nesse sentido, procure alternativas de tecnologia em nuvem. Isso significa que o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento. Além disso, é importante contar com uma ferramenta segura, onde você garante que seus dados estarão protegidos.
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O webPosto hoje é o maior sistema de gestão em nuvem do setor e a ferramenta mais completo do mercado! Com ele você consegue acessar informações em tempo real, de onde estiver, trocar preços pelo aplicativo, gerenciar o seu estoque e contar com uma gestão financeira completa e totalmente simplificada. Além disso, o sistema possui integração com todas as bandeiras franquiadas do país, otimizando rotinas da pista à conveniência.
Aplicativo de gestão
O nosso aplicativo foi desenvolvido com um propósito simples: otimizar a sua gestão! Ele te possibilita acessar informações gerenciais em poucos cliques e ajuda na tomada de decisões rápidas no seu posto de combustível. Confira suas principais funcionalidades:
- Integração com tanques de combustíveis;
- Demonstrativos de vendas;
- Troca de preços pelo APP;
- Acesso ao cadastro de clientes e produtos;
- Gerenciamento financeiro (contas a pagar e receber);
- Gerenciamento de dispositivos do sistema;
- Notificações de operações realizadas no posto.
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