Seu posto está preparado para o movimento do carnaval?

O carnaval é um dos períodos de maior movimento nos postos de combustíveis, com um aumento significativo na demanda por abastecimento e conveniência. Para garantir um atendimento eficiente e aproveitar essa oportunidade para alavancar as vendas, é essencial contar com um planejamento estratégico e um sistema de gestão completo. Além disso, para atender bem é importante que os colaboradores estejam devidamente treinados e preparados e que a pista e loja de conveniência estejam bem abastecidas. Dúvidas de como fazer isso?
Separamos algumas dicas de como preparar suas ações de vendas para o período e aproveitar ao máximo essa oportunidade e potencializar seus resultados. Boa leitura!
Treinamento dos frentistas e vendas qualificadas
Na pista existem inúmeras oportunidades de vendas, sendo que o combustível aditivado (maior valor agregado) é a principal delas. Treine seus frentistas sobre as vantagens e os diferenciais do produto e desenvolva uma campanha de vendas com metas definidas para o período de carnaval.
Uma equipe bem treinada, motivada e bem remunerada é a chave do sucesso de qualquer empreendimento. Transforme seus frentistas em vendedores buscando o engajamento e comprometimento com ações que sejam recompensadas.
Equipamentos e sistema adequados
Para um bom atendimento é de suma importância que seu estabelecimento conte com os melhores equipamentos e o melhor sistema, tudo para proporcionar um atendimento rápido e seguro, ainda mais no carnaval. Certifique-se que todos os processos do seu posto de combustível estão conforme a legislação.
Para garantir um atendimento ágil e seguro no seu posto de combustível, contar com um sistema de gestão eficiente é essencial. O webPosto é o maior sistema de gestão em nuvem do segmento, referência no mercado por oferecer um software completo, intuitivo, e permite uma operação integrada, da pista à conveniência. Com ele, você monitora sua operação em tempo real e garante mais controle sobre o fluxo de caixa, vendas e estoque.
Produtos agregados de pista
Aproveite a oportunidade do aumento do fluxo de clientes e prepare uma grande exposição de produtos na pista para vender os itens que apresentam maior rentabilidade como extintores, aditivos de combustível, palhetas, tapetes, fluído de freios, limpadores de para-brisa, desembaçastes, ceras e produtos de limpeza, etc.
Entre uma bomba e outra coloque carrinhos ou totens de snacks e, quem sabe, até um mini freezer com refrigerantes e água. Isso vai mudar totalmente a experiência do seu cliente no posto e alavancar as vendas desses produtos. Invista em chips, balas, chocolates, entre outros.
Serviços de cortesia
Os serviços de cortesia têm duas finalidades. A primeira é demonstrar sua preocupação com o bem-estar do cliente que se sente satisfeito em ter os itens do seu carro checados. A segunda é gerar a oportunidade de venda dos produtos agregados e serviços especializados. Ofereça serviços como: revisão do nível do óleo, adicionar água no radiador, égua do lavador de para-brisas, tanquinho, limpeza de para-brisas e retrovisor, calibragem dos pneus, entre outros.
Serviços especializados
O carnaval é o momento ideal para oferecer os serviços especializados como lavagem, higienização, lubrificação e troca de filtros. Reforce com seus clientes da importância de viagem com o carro em segurança e do conforto que um carro limpo vai gerar nas longas horas da estrada.
Comunicação visual
Produtos da loja de conveniência, como bebidas geladas, sucos, lanches e energéticos, assim como serviços especializados, como troca de óleo e lavagem, podem ter suas vendas potencializadas no carnaval com a utilização adequada dos elementos de comunicação visual. Para isso, capriche nos cartazes espalhados pelo seu estabelecimento, garantindo que as ofertas fiquem visíveis e atrativas.
Além disso, se possível, invista em uma decoração temática para chamar a atenção dos clientes e destacar seu posto de combustível, criando um ambiente mais envolvente e convidativo.
Estrutura limpa e organizada
Ninguém merece banheiro sujo de posto, muito menos seus clientes! Por isso, certifique-se de que toda a estrutura do negócio esteja sempre limpa e organizada, evitando qualquer tipo de problema.
Além disso, cobre a organização na pista e na ilha de abastecimento, já que esse é o principal ponto de contato visual do cliente. Se o seu posto contar com uma estrutura de lavagem, exija organização com os equipamentos e produtos de limpeza, especialmente se o serviço for terceirizado.
Por fim, a área de troca de óleo deve estar impecavelmente limpa, evitando qualquer risco de sujeira nas roupas dos clientes e garantindo uma experiência mais agradável.
Loja de conveniência no carnaval
Pesquisas apontam que determinadas lojas chegam a crescer mais de 30% durante os períodos de feriados. Por isso, incremente os resultados da sua loja de conveniência com um bom gerenciamento de estoque, garantindo que nada falte aos seus clientes. Além disso, certifique-se de que os produtos expostos estejam com etiquetas de preço visíveis e tenha sempre alguns itens que possam servir como presentes de última hora, como bombons, espumantes, entre outros.
E atenção! Não se esqueça de treinar a equipe da loja de conveniência para garantir um atendimento sempre bem-humorado. Afinal, seus clientes estão em ritmo de festa, e um atendimento mal-feito pode afastá-los da sua loja.
Para facilitar essa gestão, o webPosto oferece um sistema completo para lojas de conveniência, garantindo um controle preciso de estoque, vendas e precificação. Além disso, sua interface intuitiva permite que os atendentes realizem operações com mais rapidez, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente para os clientes.
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Brindes e programa de fidelidade
Pronto! Você fez tudo certo, o seu cliente está satisfeito com sua operação impecável e, agora, é a hora de fixar a sua marca na mente do seu mercado-alvo. Mas como fazer isso? Com brindes!
As lixeiras de TNT e os cheirinhos para carros são brindes simples e baratos, porém, de grande utilidade para os motoristas. Além disso, se você tiver algum programa de fidelidade, este é o momento ideal para divulgá-lo e fortalecer o relacionamento com seus clientes.
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