Saiba como a otimização da gestão melhora o gerenciamento do seu posto de gasolina
Assim como em qualquer setor, o mercado de postos de gasolina deve pensar sempre em sua gestão e como otimizá-la, a fim de se manter competitivo em meio a um mercado bastante acirrado.
Por ser um setor que não apresenta tantas diferenciações em relação a novidades tecnológicas ou de novas ferramentas, por exemplo, o que destaque um posto em relação a outro, é a capacidade de gestão do mesmo.
Através de práticas pensadas e estudas com antecedência, é possível otimizar essa gestão, de modo que a mesma melhore toda a operação do posto, desde o atendimento, até o retorno financeiro. Além disso, um dos pontos bastante importantes, é a questão da segurança. É preciso pensar na gestão focada para esse requisito, já que estamos em um ambiente com certa periculosidade devido à inflamação eminente.
Para você entender como essa otimização pode ser aplicada para melhorar o seu negócio nesse meio, separamos algumas dicas. Confira!
Processos existentes e novos
Praticamente todas as atividades realizadas no posto de gasolina, obedecem a um processo já existente, como, por exemplo, a forma de pagamento, de abastecimento em si, entre outras. Por isso, é necessário sempre renová-los, a fim de aumentar sua eficiência e eficácia, evitando que o mesmo seja ultrapassado por seu concorrente.
Faça um estudo minucioso, montando um fluxograma de todos os processos padrões existentes no posto, analise seus pontos fracos e fortes, a fim de pensar soluções mais práticas para eliminar deficiências e/ou, apenas agilizar suas etapas.
Além disso, inovar, mesmo em um ambiente tão engessado, é sempre um ponto positivo. Faça um estudo junto ao setor de marketing ou terceirize uma empresa especializada para realizá-lo, a fim de estudar as demandas dos seus clientes através de questões e métricas medidas nas redes sociais, site ou blog da empresa.
Assim, é possível conhecer os anseios e expectativas dos seus clientes para esse tipo de serviço, e otimizar novos processos para atendê-los. Pense em algo realmente inovador, como, por exemplo, oferecer algum tipo de serviço a mais em seu posto, para que seu cliente permaneça mais tempo nele, além do momento de abastecimento.
Cuidados ambientais e com a segurança
A gestão ambiental nesse setor é bastante crucial e deve ser otimizada com frequência. Diminuir riscos de poluição e contaminação ao meio ambiente, evitando cada vez mais que alguns imprevistos ocorram, como derramar combustível, riscos de explosões etc.
Por isso, é importante sempre analisar os riscos ambientais que o posto pode oferecer naquele momento, averiguando com constância, o funcionamento das bombas. Além disso, deve-se orientar seus funcionários quanto aos padrões de segurança para o trabalho, para um abastecimento seguro e ambientalmente cuidado.
Os próprios clientes também devem ser alertados, através de placas visíveis, sobre os riscos de usar aparelhos eletrônicos no local, como celulares, deixando bastante claro os riscos à vida humana caso isso não seja respeitado.
Qualidade do maquinário
Como o principal instrumento de trabalho dos postos, são as máquinas, investir em bombas de ponta é importante. Máquinas eficientes e novas dinamizam e agilizam o trabalho, já que apresentam menos riscos de dar defeito e parar o atendimento por decorrência.
Atendimento ao cliente
O que faz um posto se manter em pé, além do maquinário e funcionários, são os clientes. Sem eles, não há trabalho. Um mau atendimento é um verdadeiro prêmio para sua concorrência, que irá ganhar toda a sua clientela.
Primeiramente, faça uma reunião com seus funcionários deixando claro como o atendimento deve ser realizado, tornando-o padrão. Após isso, monitore com frequência esse comportamento. Questionários curtos e rápidos sobre o atendimento podem te ajudar nesse controle.
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